Publicidade Continue a leitura a seguir

Barack e Michelle Obama voltam a fazer História

REUTERS/Jim Bourg
Amy Sherald e Michelle Obama. REUTERS/Jim Bourg
Amy Sherald e Michelle Obama. REUTERS/Jim Bourg
Kehinde Wiley e Barack Obama. REUTERS/Jim Bourg -
Barack Obama. REUTERS/Jim Bourg
Barack Obama. REUTERS/Jim Bourg
Barack Obama e Michelle Obama. REUTERS/Jim Bourg

Publicidade Continue a leitura a seguir

A National Portrait Gallery revelou ontem, dia 12 de fevereiro, os retratos oficiais do ex-casal presidencial dos Estados Unidos Barack e Michelle Obama, obras pintadas por dois artistas afro-americanos que passam a figurar na ala presidencial desta galeria da rede de museus Smithsonian. Todos os antigos Presidentes dos Estados Unidos têm o seu retrato exposto na National Portrait Gallery, em Washington.

O retrato do ex-Presidente Barack Obama foi pintado por Kehinde Wiley, artista afro-americano residente em Brooklyn (Nova Iorque) que é conhecido pelas suas obras de grandes dimensões e com cores vibrantes de figuras também elas afro-americanas. O retrato da ex-primeira-dama Michelle Obama foi criado pela artista igualmente afro-americana Amy Sherald, residente em Baltimore e vencedora do primeiro prémio do Portrait Gallery’s 2016 Outwin Boochever Portrait Competition. Dois artistas escolhidos pessoalmente pelo casal Obama e que se tornaram os primeiros artistas afro-americanos a entrarem nesta importante galeria.

No seu discurso Michael Obama destacou a importância destes retratos para “todos os jovens, em especial as raparigas e as raparigas de pele escura, que nos anos vindouros chegarão a este local, vejam a imagem de alguém que se assemelha a elas, pendurada nas paredes”. A antiga primeira-dama relembrou ainda os seus avós que eram pessoas inteligentes, mas que viram “os seus sonhos e ambições limitados devido à cor da sua pele”.

Barack Obama fez um discurso bem-humorado em que confessou ter tentado “negociar menos cabelo branco, mas a integridade artística de Kehinde não o permitiu. (…)Tentei o mesmo para ficar com as orelhas mais pequenas. Também não resultou”. Numa nota mais séria o ex- Presidente relembrou que “Ninguém na minha árvore genealógica, tanto quanto eu sei, tem um retrato pintado”.

Os retratos oficiais de Barack e Michelle Obama estarão disponíveis ao público a partir de hoje, 13 de fevereiro. Um segundo e diferente conjunto de retratos do ex-casal presidencial será eventualmente pendurado na Casa Branca.

Barack Obama, democrata, cumpriu dois mandatos presidenciais, de 2009 a 2017.

MBP com Lusa

Imagens: Reuters

Will & Grace: um regresso hilariante para aliviar o estado do mundo