Belinda Sharpe, a primeira mulher árbitra no râguebi australiano

belinda sharpe_instagram
Belinda Sharpe [Fotografia: Instagram]

Belinda Sharpe vai tornar-se, aos 31 anos, na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira, 17 de julho.

A Liga Nacional de Râguebi (NRL, na sigla em inglês) australiana nomeou Sharpe e Ben Cummins como árbitros de campo para a partida em Brisbane entre os Broncos e os Canterbury Bulldogs.

View this post on Instagram

QLD v NSW Residents

A post shared by Belinda Sharpe (Sleeman) (@bel_sharpe) on

Sharpe iniciou-se na NRL em 2014, mas sempre fora da categoria dos árbitros principais, os de campo, tendo dirigido quatro jogos de teste no campeonato do mundo de 2017. Sharpe admitiu que o ambiente na arbitragem é “de alta pressão”, mas sublinhou que a questão do género é irrelevante.

Os jogadores, segundo Sharpe, “só querem árbitros capazes de fazer o seu trabalho e não importa, necessariamente, quem são, sejam homens ou mulheres”. O chefe de competições de elite da NRL e ex-árbitro, Graham Annesley, descreveu a nomeação de Sharpe como “um momento histórico”. “Ela trabalhou arduamente (…) e foi promovida por mérito”, frisou.

Imagem de destaque: Instagram

Profissão: Ser ‘ardósia’ na Volta a Portugal em bicicleta