Baseada no romance homónimo de Liane Moriarty, ‘Big Little Lies’ conta a história de três mulheres da classe alta, cujas vidas se dividem entre levar os filhos à escola e gerir os acontecimentos sociais da comunidade. Madeline Mackenzie (Reese Witherspoon) é mãe de duas raparigas, rica, com uma casa deslumbrante em frente à praia, que se ocupa com os afazeres maternos, enquanto interiormente se consome de ciúmes da nova mulher do seu ex-marido, uma instrutora de yoga muito zen (Zoe Kravitz).
A melhor amiga de Madeline, Celeste Wright (Nicole Kidman), é uma antiga advogada de topo com um casamento, aparentemente perfeito, com um homem mais novo (Alexander Skarsgård), cobiçado por todas as mulheres. O terceiro elemento deste grupo é Jane Chapman (Shailene Woodley), uma mãe solteira que chegou recentemente à cidade e que conquista a amizade e proteção de Madeline e Celeste. Já Renata Klein (Laura Dern), o quarto elemento deste núcleo, é uma mulher mais velha, arquirrival de Madeline. Elegante e orgulhosa da sua profissão é executiva de uma empresa e a única das quatro que mantém uma carreira.
Um homicídio misterioso
Estas mulheres vivem normalmente as suas vidas até que um crime vem pôr tudo em causa e revelar que debaixo da imagem de felicidade e sucesso da pacata sociedade de Monterey escondem-se segredos e pequenas e grandes mentiras.
E se estes ingredientes não nos parecem novos no imediato – lembram-nos, por exemplo, ‘Donas de Casa Desesperadas’ – o peso que têm na narrativa, mais dramática e com um tom mais opressivo que antiga série da ABC, é substancialmente diferente. Desde logo, porque a identidade da vítima do homicídio permanece por revelar até ao fim, apesar de ser o fio condutor das histórias destas mulheres.
Por outro lado, em ‘Big Little Lies’, o potencial de conflito entre o núcleo duro das personagens – as quatro mulheres – é exposto desde o início e as questões que se pretendem abordar também, como os papéis sociais e o que é esperado das mulheres.
No primeiro episódio, a que o Delas.pt já assistiu, são trazidos para primeiro plano os papéis da mulher cuja vida se centra na maternidade, da mulher bem-sucedida profissionalmente e sustento da família, passando pela mulher anulada nas suas ambições e individualidade por um casamento e um marido possessivos e pela mãe solteira e atormentada por acontecimentos obscuros no passado.
Nem de propósito, é no recreio da escola da escola que estes retratos se cruzam. É aqui e na sequência de uma situação que envolve a filha de Renata e o filho de Jane que estas personagens nos vão sendo apresentadas e que aparecem os primeiros sinais da sua complexidade, para lá das mulheres-tipo que inicialmente parecem retratar. A própria uniformidade do conceito de feminismo é questionada logo neste primeiro episódio, através do confronto das gerações e das suas diferentes visões sobre o papel da mulher e sobre o sucesso e emancipação femininos.
A isso junta-se um homicídio por resolver que promete alimentar a aura de mistério desta minissérie de sete episódios, que estreia de domingo para segunda-feira, às 2h, no TVSéries, com exibição às segundas-feiras às 22h45.
Veja o trailer em baixo: