Cinturas volumosas, costas drapeadas, saias pregadas na horizontal, brilhos pensados ao pormenor, cortes sereia irrepreensíveis e tons ora mais claros, ora mais escuros, mas em tonalidades mais sóbrias, menos garridas.
A passadeira vermelha desta 96ª edição dos Óscares, que está a decorrer esta noite em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, vestiu-se a rigor, com corte preciso, para uma entrega de prémios em que o filme Oppenheimer é o mais nomeado e onde Portugal pode também deixar a sua marca: o realizador português Joaquim dos Santos pode sair vencedor. Mas já lá vamos!
A cerimónia é apresentada por Jimmy Kimmel, que iniciou a noite destacando os cinco minutos de atraso com que a sua intervenção começava, e referindo-se de imediato ao facto de Greta Gerwig não estar entre os nomeados à melhor realização, quando o seu filme Barbie soma oito nomeações, na sequência que dedicou aos candidatos a Melhor Filme.
Kimmel destacou ainda a atriz Lily Gladstone, protagonista do filme Assassinos da lua das flores, de Martin Scorsese, a primeira pessoa nativa norte-americana a estar nomeada para os Óscares, na categoria de Melhor Atriz.
Os dez candidatos ao Óscar de Melhor Filme são American Fiction, Anatomia de uma queda, Barbie, Os excluídos, Assassinos da lua das flores, Maestro, Oppenheimer, Vidas passadas, Pobres criaturas e Zona de interesse.
Na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação está, entre outros candidatos, o Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, correalizado pelo português Joaquim dos Santos, com Kemp Powers e Justin K. Thompson.
Joaquim dos Santos, que nasceu em Lisboa em 1977 e vive desde a infância nos Estados Unidos, venceu este ano um prémio Annie, de cinema de animação, para melhor realização, juntamente com Powers e Thompson.
O filme 20 days in Mariupol, do jornalista Mstyslav Chernov, que relata o cerco a esta cidade ucraniana durante a invasão militar russa, está na categoria de Melhor Documentário, o que representa a primeira nomeação aos Óscares para a agência noticiosa Associated Press em 178 anos de história.