Casa barulhenta e má alimentação podem afetar as crianças cognitivamente

mãe e filho
[Fotografia: Pixabay/ Pexels]

Um novo estudo desenvolvido por especialistas da Universidade de Illinois Urbana – Champaign, Estados Unidos, e publicado na revista “Nutrients”, revela que uma casa barulhenta e uma má alimentação pode atrasar o desenvolvimento cognitivo de uma criança.

Para o estudo em questão participaram cerca de 300 famílias e foram observadas crianças entre os 18 meses e os dois anos. Um dos resultados do estudo refere que as crianças que comiam lanches mais açucarados e alimentos processados eram mais propensas a problemas de memória e organização.

O viver numa casa barulhenta, superlotada e desorganizada também contribuía para um funcionamento executivo mais fraco, independentemente da dieta, refere o estudo.

As informações recolhidas sobre as crianças foram fornecidas pelas famílias e focaram-se na frequência com que estas comiam alimentos industrializados e mais naturais. Os familiares realizam ainda um “inventário comportamental” que media as funções executivas. O ambiente das casas também foi analisado.

Este estudo provou ainda que quem tinha uma dieta mais rica em alimentos industrializados ou açucarados tinha o seu desempenho cognitivo diminuído e o comportamento da criança era pior.

A pesquisa indica também que para evitar que as crianças lidem com problemas como a perda de memória, dificuldades de aprendizagem e habilidades emocionais mais fracas devem viver com rotinas saudáveis. Também comida mais saudável pode melhorar o seu desempenho cognitivo.

Os especialistas explicaram que as crianças podem não compreender os sinais em seu redor quando o ambiente é barulhento ou desorganizado e a falta de uma rotina pode influenciar o lado emocional.

De forma a obter uma melhor compreensão sobre o tema e a influência de uma vida doméstica mais desorganizada tem no desenvolvimento infantir a longo prazo, a equipa de especialistas está a acompanhar as mesmas crianças que, atualmente, têm entre cinco e seis anos.