Publicidade Continue a leitura a seguir

Chorar ao pé dos seus filhos? Sim, não há problema

Veja, segundo os especialistas, quais os seus principais conselhos na hora de mostrar os seus sentimentos aos seus filhos, sem medos, mesmo que seja chorar.
Quando os filhos vêem os pais chorar devido a alguma situação ou evento específico, isto normaliza os sentimentos e mostra-lhes que está tudo bem, de vez em quando, ficar triste. Normalizar os sentimentos, sejam eles quais forem, ajuda a criar e desenvolver a inteligência emocional.
É normal que os filhos, principalmente se forem crianças, fiquem confusos quando se deparam com os pais ou pessoas próximas a chorar. É importante explicar que este é um momento mais emocional, mas que está tudo bem, não faz mal chorar, e que vai ficar tudo bem no futuro.
Quando está a explicar ao seu filho o porquê de estar a chorar - o que é importante - faça com que o discurso seja sempre adequado à sua idade, não dando demasiada informação que ele pode ainda não conseguir processar.
Se é mãe de meninos, então saiba que este tipo de conversa emocional não deve ser só dirigida a elas. Os rapazes também precisam de saber que os pais choram e que é normal fazê-lo. É preciso educar os jovens rapazes que também eles podem chorar.
Ainda que seja benéfico mostrar os seus filhos, especialmente aos mais novos, que chorar é algo natural no ser humano e que, de vez em quando, acontece, não deve fazê-lo de forma rotineira, porque passará mensagens demasiado negativas. Os filhos podem, inclusive, sentir-se culpados e sem saber o que fazer se esta situação se verificar de forma continuada.
Para além das vezes que o faz, é também muito importante a intensidade com que o faz. Dependendo das ocasiões, pode ser benéfico para os filhos verem que os pais não estão sempre bem, porém, se o motivo pelo qual o está a fazer é demasiado forte ou não controlável, deixa de ser bom para a criança. Claro que nem sempre é possível esconder um desesperado ataque de choro, mas esta deve ser a exceção e não a regra.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não queremos ver os nossos filhos sofrer, é certo, e muitas vezes também não lhes queremos mostrar quando somos nós que estamos em baixo. Mas os especialistas vêm agora afirmar e explicar o porquê de ser saudável e benéfico chorar e mostrar os seus sentimentos ao pé das crianças.

Há pouco mais de um ano uma internauta escreveu uma publicação no Facebook que se tornou viral, ao afirmar que chorou à frente dos seus filhos enquanto assistia a um documentário dramático, e que eles a abraçaram em forma de socorro. Isso fê-la perceber que eles estão preparados e recetivos a entender os sentimentos e seus significados.

O jornal Huffpost Post ouviu vários especialistas para tentar entender se é ou não benéfico mostrar os nossos sentimentos aos nossos filhos, mesmo que isso implique muitas lágrimas e lenços de assoar à mistura, e o veredicto final mostrou-se positivo. Mas há que ter alguns detalhes em atenção.

Percorra a galeria de imagens acima e veja seis conselhos possíveis para lidar com a situação e perceber quando pode deixar que os seus filhos vejam que está mais em baixo e a chorar.

Sexualidade: 13 boas razões para falar com os filhos sobre o assunto

Dá o telemóvel ao seu filho para parar de chorar? Não volte a fazê-lo