Cinco dicas que vão mudar a forma de trabalhar

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[Fotografia: Unsplash/Kobu Agency]

O trabalho nem sempre corre da melhor forma e o stress começa a acumular tendo um impacto negativo no ambiente laboral. Aqui ficam cinco dicas para não se deixar levar pela ansiedade.

1 – Comece por ter um tempo reservado para descansar entre as reuniões e o trabalho no geral. Não acumule as tarefas em cima uma da outra sem qualquer pausa. É importante, segundo site Entrepeneur, obrigar-se a fazer uma pausa. Fará com que não entre em pânico durante o dia de trabalho. Caso não sinta necessidade de descansar, utilize a pausa para fazer um passatempo que desfrute.

2 – Opte por praticar meditação e técnicas de respiração. Isto porque, com o acumular de tarefas e o stress, vai entrar numa espiral de pensamentos, por vezes, negativos e o mais importante é parar naquele momento e respirar fundo. Para esta solução, aprender a meditar pode ser a solução ideal, quer seja com som de fundo ou uma voz a servir como guia.

3 – Se chegar ao ponto em que não se consegue acalmar com as técnicas de respiração, nem tem uma pausa entre programas, é melhor parar o que está a fazer e tirar 15 minutos para se afastar e dar uma volta. Faça uma pausa e volte ao que estava a fazer com uma nova perspetiva. Por vezes, é a única coisa que falta para chegar a uma conclusão ou resolver um conflito.

4 – Uma solução também é a folga. É importante tirar um dia de descanso para não deixar acumular o stress. Desligue-se por completo do ambiente laboral e relaxe. Aproveite o tempo livre como a fazer o que gosta para existir um “reset” mental e voltar com novas energias ao trabalho.

5 – Por fim, não se esqueça de conversar sempre com os colegas de trabalho sobre os problemas em questão. Não tenha medo de expor a situação e tente ter empatia pelo próximo.

Preocupe-se em discutir soluções e não problemas.