Conheça as razões pelas quais deve começar a dormir nua

pexels-pixabay-371109 (1)
[Fotografia: Pexels]

Dormir nua é algo que muitas mulheres fazem, principalmente na altura do verão em que os dias são mais quentes. Mas para muitas, nem o inverno é impedimento para dormir sem roupa, já que existem grandes benefícios físicos e emocionais ao fazê-lo.

Embora sejamos habituadas a dormir de pijama desde pequenas, se este não for o tecido, o tamanho ou a silhueta adequada, pode ser uma das principais causas da sua insónia. Isto porque ou fica com muito frio ou muito calor ou, ainda, porque acorda com a camisola enrolada no pescoço, entre uma miríade de outras razões para não ter descanso adequado.

No entanto e embora a regra (social) seja dormir vestida, existem vários estudos que mostram que dormir nua proporciona diferentes benefícios. Veja agora quais são:

Queima calorias

Dormir nua não significa que vai perder peso magicamente. Segundo um estudo publicado no jornal académico Autonomic Neuroscience, “a temperatura corporal diminui quando dormimos e, consequentemente, o corpo transforma-se em ‘gordura’ para obter energia e aumenta a temperatura, o que se traduz em queima calórica. Nesse sentido, se usa pijama, o corpo não precisa de fazer nenhum esforço para mantê-lo ‘aquecido’, pois cumpre essa função”.

Reduz o apetite

Esta também é uma das razões pela qual deveria dormir nua com mais frequência. Estudos sugerem que dormir nua ajuda-a a descansar e a ter um sono profundo, o que se traduz numa redução significativa do stress e, portanto, da fome.

Ao contrário, se não dormir bem, produzirá mais cortisol (hormona do stress) e acordará com maior apetite.

Melhora a sua autoestima

Conectar-se com o seu corpo nu, observando-o e sentindo-o impacta diretamente a sua autoestima, pois terá mais consciência de si mesma, das suas sensações e prazer, o que a leva a uma aceitação de quem é e da sua beleza única. A nudez faz com que nos conheçamos e nos amemos.

Ativa a sua sexualidade

De acordo com um estudo americano, se tem um parceiro, dormir nua ao lado dele aumenta a produção de oxitocina, também conhecida como hormona do amor, que reduz a pressão arterial e o stress.

Para além disso, uma maior quantidade de dopamina (hormona do prazer) também é libertada, o que fará com que sinta mais desejo e apetite sexual.