De 8 e 14 cêntimos a mais por litro. Combustíveis vão aumentar na próxima segunda

diesel marius-matuschzik-MmZjp89agyE-unsplash(1)
[Fotografia: Marius Matuschzik]

É um dos primeiros estilhaços da invasão russa e da guerra na Ucrânia em Portugal: o aumento exponencial da gasolina e o gasóleo. E já há data: a próxima segunda-feira, 7 de março.

De acordo com fontes do setor ouvidas por meios de comunicação social, estima-se que a subida astronómica seja de oito a mais de 14 cêntimos por litro. Se já era dramático encher o depósito do carro, agora sê-lo-á ainda mais.

Segundo avançou a Rádio Renascença, na quinta-feira, 3 de março, fontes do setor estimavam um aumento de oito cêntimos por litro quer no gasóleo, quer na gasolina. Já a SIC Notícias avançou esta sexta-feira, 4 de março, que o disparo pode atingir os 14,5 cêntimos por litro no gasóleo.

A ter lugar, é o décimo aumento de combustíveis desde o início de 2022 e também o mais pesado para a carteira dos portugueses.

Os media avançam ainda que a subida não ficará por aqui devido à escalada do preço do petróleo nos mercados internacionais. Recorde-se que o preço do barril do petróleo está agora num novo máximo que não se verificava desde agosto de 2013, cifrando-se em 116,8 dólares, na quinta-feira, 3 de março.

De acordo com os preços de referência da Entidade Nacional para o Mercado Energético (Ense) citado pela agência Lusa, o preço médio do gasóleo simples é, esta sexta-feira, 4 de março, de 1,754 euros por litro e deverá a partir de segunda-feira, 7., chegar perto dos 1,90 euros por litro nos postos de abastecimento em Portugal, enquanto o preço médio da gasolina 95 – atualmente em 1,795 euros por litro – atingirá os 1,88 euros por litro.

Assim, na próxima semana, o preço médio do gasóleo deverá ultrapassar o da gasolina.