Deprimida ou desmotivada? Saiba a diferença

Depressão desmotivação saúde mental transtorno problema diferença corpo mente
[Fotografia: Unsplash/Kristina Tripkovic]

Não podemos desvalorizar nenhum sinal em matéria de saúde mental, mas também é importante perceber quais as diferenças entre um quadro médico que inspira cuidados e o profundo cansaço, sabendo que as férias, para muitas, ainda estão longe.

Primeiro, é preciso perceber que a motivação é a força que mobiliza para os atos, para as atitudes. O seu oposto radica, por isso, na falta de entusiasmo, de energia e a presença de um sentimento de desespero em ocasiões específicas. Esta desmotivação pode ser encontrada numa fase inicial da depressão.

A depressão é um problema de saúde mental considerado um transtorno profundo, caracterizado pelos sentimentos de angústia, tristeza e desespero que nos tira a alegria de “viver”.

As pessoas que enfrentam este problema encontram-se num estado mais profundo e duradouro, ficam afetadas em todas as áreas da sua vida, acabando por se tornar desconfortáveis a nível emocional.

Apesar de terem várias semelhanças, as pessoas que estão desmotivadas perdem o interesse em realizar certas atividades, mas continuam a conseguir desfrutar dos pequenos prazeres.

Já as que estão deprimidas não têm capacidade de sentir empatia e aproveitar a vida à sua volta.

Com a desmotivação, os sentimentos têm tendência a desaparecer ao longo das semanas, por sua vez, com a depressão isto não acontece. Por norma, agravam.