Depressão e ‘Big Brother Famosos’. Jaciara revela luta desde há 15 anos

jaciara
[Fotografia: Instagram]

“Estar viva a cada dia é uma superação para mim, porque [a depressão] é uma doença silenciosa, na qual as pessoas não acreditam muito, mas luto diariamente”, afirmou Jaciara, no âmbito do reality show da TVI Big Brother Famosos no qual participa como concorrente.

O mesmo testemunho deixado no formato conduzido por Cristina Ferreira, a empresária admite que a doença “não está totalmente curada”. “Ainda tomo bastante medicação. Luto contra esta doença há 15 anos”, adiantou.

Jaciara junta-se a um cada vez mais vasto número de pessoas – com particular incidência nas mulheres – que vê a sua saúde mental em risco. Agora um problema acrescido uma vez que a pandemia avolumou estes quadros. Recorde-se que, no mês passado, um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluía que a maioria dos participantes –a investigação envolveu 929 pessoas – com sintomas de depressão e ansiedade relacionou o seu agravamento com a pandemia da covid-19.

“Concluiu-se que as pessoas com idades mais jovens, as mulheres, os cidadãos mais escolarizados e que se encontravam numa situação de insegurança alimentar apresentaram um risco acrescido de ter sintomas de ansiedade”, acrescentou. Face aos resultados obtidos, a coordenadora da pesquisa Ana Sofia Aguiar destacou que “continua a haver uma necessidade enorme de se investir na saúde mental”.

“Neste momento, ainda existe estigma e mística em torno do que é a saúde mental. Isto é muito mal-encarado pela população em geral e esse ainda é o problema”, disse. A par do estigma associado à saúde mental, a investigadora defendeu que outro dos problemas é “a falta de uma comunicação adequada”.Uma análise em que mais de 2/3 dos participantes em inquérito online realizado entre novembro

De volta ao Big Brother Famosos, Jaciara admitiu, num testemunho comovente e comovido, que todos os dias são uma luta. “Comecei a cair para o fundo do poço, numa depressão de profunda”, revelou.

Mesmo quando está com pessoas, a concorrente referiu que se sente “sozinha”. Dentro da casa mais vigiada do país, Jaciara pediu, recentemente, à produção a ajuda de um psicólogo por ter ficado demasiado afetada com as palavras de Jardel sobre o seu comportamento.