Publicidade Continue a leitura a seguir

Diana de Gales. A Princesa do Povo morreu há 19 anos

Diana em criança. Fez parte da família Spencer, muito próxima da família real britânica. Antes de ficar noiva de Carlos, teve vários trabalhos, como por exemplo como instrutora de dança.
O príncipe Carlos era namorado de Sarah quando conheceu a irmã, Diana. Acabou por pedir Diana em casamento em 1981. A princesa aceitou. (Fotografia: Reuters)
Diana Spencer mostra o seu vestido de noiva pela primeira vez (Fotografia REUTERS/Mal Langsdon)
O príncipe Carlos e Diana de Gales no Palácio de Buckingham, em Londres, a seguir ao seu casamento na Catedral de São Paulo, a 29 de junho de 1981.
O casamento foi acompanhado por cerca de 750 milhões de pessoas pela televisão. Diana, Princesa de Gales a partir desse dia, tinha 22 anos. (Fotografia: HO Old/Reuters)
William e Harry nasceram, respetivamente, em 1982 e 1984. O primeiro é hoje casado com Kate Middleton, constantemente comparada a Diana. (Fotografia: Stringer Spain/Reuters)
Os problemas no casamento de Diana e Carlos ficaram mais notórios à medida que os anos foram avançando. A diferença de idades (13 anos) e a relação próxima que Carlos mantinha com Camilla Parker Bowles terão estado na origem dos desentendimentos. (Fotografia: Kevin Lamarque/Reuters)
O inevitável divórcio acabou mesmo por acontecer e foi oficializado em 1996. O acordo fez com que Diana recebesse 17 milhões de libras, cerca de 20 milhões de euros à moeda atual. (Fotografia: Reuters)
A faceta humanitária de Diana esteve sempre em destaque. Aqui, com Nelson Mandela em 1997, a Princesa de Gales discutia um dos seus maiores projetos: a luta contra a Sida. (Fotografia. Juda Ngwenya/Reuters)
A morte de Diana, em 1997, fez milhões de pessoas chorar em todo o mundo. Muitos foram aqueles que, em Londres, prestaram tributo a uma princesa que se tornou imortal. À "princesa do povo".(Fotografia: Reuters)
Os príncipes em Ayers Rock, na Austrália, em março de 1983.
Carlos e Diana na Austrália com o príncipe William.
A princesa de Gales com os dois filhos, William (à esquerda) e Harry (à direita), em outubro de 1990, à chegada à homenagem aos mil bombeiros mortos em Blitz.
Diana, Princess of Wales, sits among children at Nemazuva Primary school in south east Zimbabwe, July 12, 1993. The school has a child feeding scheme organized by the Red Cross that gives supplementary food to the school children daily. Princess Diana is in Zimbabwe on a four day trip to see various charity projects and a refugee camp in Mozambique. REUTERS/ Howard Burditt - RTR1N07G
Num corredor de um campo de minas em Huambo, Angola, durante uma visita de ajuda à Cruz Vermelha
Todas as manhãs, Diana fazia exercício. Esta imagem foi captada à saída do ginásio em novembro de 1995, no dia em que o programa 'Panorama', da BBC, transmitiu uma entrevista em que a princesa admitiu ter traído Carlos.
Diana numa imagem captada pelas câmaras do Hotel Ritz, em Paris, a 30 de agosto de 1997
Em abril de 1985, o Papa João Paulo II recebeu a Princesa do Povo numa audiência privada no Vaticano.
Princesa Diana morreu em 1997
A 31 de agosto de 1997, perseguido por 'paparazzi', o carro que transportava a princesa Diana perdeu o controlo no túnel Pont de l'Alma, em Paris. O resultado foi fatal.
Os dois médicos que tentaram reanimar a princesa anunciam a sua morte aos jornalistas, duas horas depois do acidente na capital francesa.
A 5 de setembro, Isabel II de Inglaterra presta homenagem a Diana, numa emissão em direto pela BBC. A rainha descreveu a princesa como um ser humano excecional, e disse que quem a conheceu jamais a irá esquecer.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Passaram-se quase duas décadas desde que Diana perdeu a vida no Túnel Pont de l’Alma, em Paris. Ao seu lado viajavam o seu guarda-costas Trevor Rees-Jones (o único sobrevivente), Dodi al-Fayed, amigo próximo e apontado como seu namorado, e o motorista Henri Paul.

A mãe dos príncipes William e Harry deixou um legado que ainda é lembrado. A Princesa do Povo, como era conhecida, é hoje uma princesa imortal em todo o mundo e “a melhor mãe do mundo” para os dois filhos.

Um legado que o Duque de Cambridge quer prolongar. “Ficou um grande vazio, não só para nós, mas também para muitas pessoas em todo o mundo”, disse. “Se eu tentar preenchê-lo um pouco, então a minha missão fica cumprida”.

19 anos depois da sua morte, recorde na galeria acima alguns dos momentos mais marcantes da vida de Diana de Gales.