Manter as crianças longe da Internet e das redes sociais é uma tarefa cada vez mais difícil para os pais. Quando os filhos ainda são demasiado pequenos, para colocar um ponto final nas birras ou apenas mantê-los sossegados, acabam por passar-lhes o smartphone para as mãos, sem pensar nas consequências que esse simples gesto pode vir a ter. Mais tarde, quando crescem e se tornam autónomos, os pais deixam quase de poder controlar o que os mais novos andam a fazer pela Internet. Para facilitar esta tarefa, a Google desenvolveu uma série de ferramentas que ajuda a manter toda a família protegida online.
Uma das soluções é a Pesquisa Segura, que ajuda a bloquear a visualização de imagens impróprias ou explícitas nos resultados da pesquisa no Google. Para ativá-la só tem de abrir o motor de busca, ir à opção “definições de pesquisa”, ativar os “filtros da pesquisa segura” e guardar as alterações que fizer.
No caso de ter, por exemplo, um só tablet em casa que é utilizado por vários membros da família com diferentes idades e necessidades tem a hipótese de criar diferentes utilizadores num único dispositivo e dar a esses mesmos utilizadores diferentes graus de acesso a conteúdos. Mas não se fica por aqui. Pode também criar perfis com acesso restrito e ligar ou desligar as funcionalidades e definições a que têm acesso. Só tem de ir às definições do dispositivo móvel, escolher a opção “utilizadores” e criar um novo perfil.
Se o seu filho é daquelas crianças que passa horas a ver vídeos do YouTube também pode filtrar os conteúdos, de modo a que todos aqueles que sejam potencialmente não apropriados para menores fiquem de fora. Só tem de ir à parte inferior de qualquer página do YouTube, clicar no menu “Modo Restrito”, escolher se pretende ligá-lo ou desligá-lo e guardar a opção escolhida.
No caso de o seu problema ser o download de aplicações e os balúrdios que as suas crianças gastam a comprar conteúdos sem a sua autorização, pode ativar o controlo parental da Google Play Store com base no nível de maturidade. Para o fazer, abra a aplicação Play Store no seu dispositivo, no canto superior esquerdo clique no menu e selecione as definições. Ative o controlo parental e escolha os filtros apps e/ou música. Por fim, defina a palavra passe.
Na galeria de imagens acima damos-lhe nove dicas para manter a sua família protegida online.