Dos olhos aos cuidados em casa. Quatro formas de ‘minimizar’ as alergias

alergias
[Fotografia: Pixabay/ Pexels]

Os efeitos das alergias aos pólenes no corpo vão, em muitos casos, além dos espirros. Os sintomas variam conforme os órgãos que são afetados. Nos olhos, por exemplo, as alergias podem manifestar-se em vermelhidão, lacrimejar, sensibilidade à luz ou prurido (comichão). Já no nariz são os sintomas comuns a rinites alérgicas que mais se fazem sentir, ou seja, crises de espirros, inflamação nasal e obstrução nasal.

Mas podem ser ainda mais profundos e provocar sintomas de asma brônquica, com tosse seca e irritativa, opressão torácica, com sensação de falta de ar, por vezes com respiração ruidosa e piante (chieira).

A nível da pele, a alergia aos pólenes reflete-se frequentemente nas zonas de flexão do cotovelo ou joelhos com prurido e pode manifestar-se sob a forma de pele seca descamativa, com inflamação e, por vezes, com suor.

Para se proteger, há algumas medidas que pode tomar antes de recorrer à medicação medicamente prescrita. Evitar os locais onde existem as árvores que libertam os pólenes é uma delas, mas existem outras, recomendadas pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Neste artigo pode também aprender a prevenir-se contra as alergias primaveris – que vão ser cada vez maiores e mais comuns – através dos alimentos e de uma boa nutrição. Mas, para já, pode sempre começar por este guia breve:

Evite realizar atividades ao ar livre

Quando as concentrações polínicas forem elevadas evite a prática de desporto na rua, passeios no jardim, fazer campismo e até cortar a relva. Todas elas irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias, alerta a SPAIC. Escolha as horas de menor dispersão de pólenes.

Mantenha as janelas fechadas

Por mais que lhe apeteça sentir o cheiro da primavera, se sofrer de alergias mantenha as janelas fechadas quando a concentração de pólenes for elevada, seja em casa ou quando viaja de carro. Se utilizar a mota em vez do carro, deverá usar capacete integral.

Use óculos escuros

É uma forma eficaz e prática de evitar irritações oculares, além de prevenir outras lesões. Sempre que sair à rua certifique-se que leva consigo este precioso acessório.

Deixe a pele “respirar”

Usar creme hidratante e roupa larga para facilitar ajuda a aliviar os sintomas de alergia, refere João Cunha, médico pneumologista do Hospital Braga.