Entre o pai, a mãe e, em breve, o marido. Eis a última morada de Isabel II

BRITAIN ROYALTY
Entrada do Castelo de Windsor e onde se encontra a Capela Memorial Jorge VI [Fotografia: EPA/JON ROWLEY]

A última morada de Isabel II será a Capela Memorial do Rei Jorge VI e numa cerimónia privada que vai ter lugar no castelo de Windsor, pelas 19.30 horas desta segunda-feira. A monarca será sepultada ao lado do pai, da mãe e da irmã, mas não só. A urna do príncipe Filipe, marido de Isabel II e que morreu em 2021, será transferida para ficar ao lado da rainha.

Segundo indicou o palácio de Buckingham, a urna da soberana – que morreu a 8 de setembro, aos 96 anos – será colocada no jazigo real de Windsor, onde se encontram depositados os restos mortais do pai, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margarida; a urna do marido, o príncipe Filipe, que morreu em 2021, aos 99 anos, será também transferida para ficar junto à sua.

A capela foi construída em 1969, tendo sido encomendada por Isabel para descanso eterno de Jorge VI, o pai, que morreu em fevereiro de 1952 e quando tinha 56 anos. A rainha-mãe, também Isabel, foi enterrada na mesma capela em 9 de abril de 2002, após a morte aos 101 anos.

As cinzas de Margarida, irmã de Isabel II, foram transferidas para a capela do Royal Vault – local de descanso final de uma longa lista de membros da realeza dos séculos XVIII e XIX, incluindo George III, que morreu em 1820. Se inicialmente a princesa foi colocada nesta capela, em 2002, ela terá sido posteriormente transferida para a capela Memorial Rei Jorge VI.

Filipe, duque de Edimburgo e marido de Isabel II, que morreu em abril de 2021, deixou instruções para que seus restos mortais fossem transferidos do Royal Vault para a capela memorial após a morte da sua mulher.