Sete ideias feitas sobre a menstruação que têm de acabar já

pexels-cottonbro-3737817
[Fotografia: Cottonbro/Pexels]

Muitos são ainda os mitos em torno da menstruação. Ainda subsistem à passagem do tempo, de geração em geração, e condicionam ainda em muito a vida muitas mulheres. Para que tal deixe de acontecer, reunimos sete crenças bem conhecidas sobre esta fase do mês e deitamo-las por terra.

Numa altura em que Espanha debate a possibilidade de instituir uma licença menstrual de três dias e reconhece a existência das incapacitantes dores menstruais de uma grande fatia das mulheres em idade fértil, começa a cair por terra um dos mais preconceitos mais comuns sobre as mulheres: o de que está ‘fazer fita‘ por ter dores ou estar de mau humor. Existem mesmo alterações hormonais e doenças para as quais é preciso olhar com toda a atenção e sob vários prismas.

A estas matérias – que começam a chegar agora ao universo legislativo, entre elas a endometriose e pobreza menstrual em Portugal – juntam-se as crenças e os mitos populares, que devem também ter um fim. Veja sete deles e as respetivas explicações para, de uma vez, caírem por terra.

Quem nunca ouviu a avó, a tia ou a mãe a dizer que com o período não se deve tomar banho? Ou até andar descalça? E que em fase de menstruação bolos e sobremesas vão sair sempre mal? Estes são apenas alguns dos exemplos que explicamos na galeria acima, desmistificando falsas convenções.

Praticar desporto é prejudicial

Embora exercícios de grande impacto possam aumentar o desconforto (por vezes) sentido durante a menstruação, a pratica desportiva normal é aconselhada por trazer benefícios ao corpo. Um deles é a libertação de endorfinas, hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar, que ocorre quando exercitamos o corpo. Mas ainda subsistem dúvidas. Que o diga um estudo recente que revelou que metade das adolescentes – uma em cada duas – deixou de praticar desporto devido à menstruação. Para muitas raparigas, o desporto é interrompido por causa de constrangimento, dor ou medo de vazamento durante a menstruação.

Uma análise feita pela PUMA e da Modibodi que constatou que “a cultura e a falta de inovação em torno dos produtos relacionados com a menstruação está a impedir a prática do desporto”, refere o comunicado enviado às redações. E acrescenta: “O desconforto dos produtos descartáveis aliado, do ponto de vista do treinador, à falta de formação e educação sobre o tema, faz com que as jogadoras percebam que o medo das suas perdas menstruais afete psicologicamente o seu desempenho desportivo.”

Não é possível ter relações sexuais

Para algumas pessoas pode ser estranho fazê-lo, mas não há qualquer contraindicação. Pelo contrário, quando a mulher atinge o orgasmo, o corpo liberta endorfinas, ocitocina e dopamina. Consideradas as hormonas da felicidade, estas ajudam a melhorar o humor e a suportar o mal-estar que por vezes surge nesta altura do mês.

Todas as mulheres têm o mesmo fluxo

O ciclo menstrual difere de mulher para mulher. Existem fluxos maiores e menores, até mesmo de mês para mês. Podem durar de dois a sete dias e normalmente nunca se excedem os 80 ml de sangue (o equivalente a uma chávena de café).

É impossível engravidar

A hipótese de tal acontecer é realmente baixa, mas é possível. Isto porque pode existir um outro óvulo recentemente libertado e pronto a ser fecundado.

Não se pode lavar o cabelo ou tomar banho

O contacto com a água não traz problema algum à saúde, muito pelo contrário. Manter os cuidados com a higiene é até fundamental para que não haja nenhum desconforto ou se desenvolvam infeções. É verdade que a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, podendo levar a um fluxo mais intenso, enquanto a água fria os contrai, mas esses são efeitos passageiros e contornáveis com o uso da água a uma temperatura amena.

Absorventes internos podem romper o hímen

Pode não parecer, os tampões são maleáveis, facilitando a inserção no canal vaginal. Além disso, também o hímen tem alguma elasticidade (embora esta varie de mulher para mulher).