Dores menstruais. “A minha vida toda faltei à escola por não conseguir sair da cama”, revela Jessica Athayde

Lágrimas antidepressivos luta famosas saúde mental
[Fotografia: Instagram Jéssica Athayde]

Espanha prepara-se para submeter, em Conselho de Ministros, na próxima terça-feira, 17 de maio, um clausulado que prevê baixa de três dias para mulheres que sofrem que dores menstruais incapacitantes. Esta é uma medida que tem vindo a ser discutida e que ganha agora uma data para ser apresentada e possivelmente aprovada.

A atriz Jessica Athayde, de 36 anos, comentou já a iniciativa legislativa em Espanha e revelou a sua difícil história pessoal com as dores menstruais. “A minha vida toda faltei à escola por não conseguir sair da cama”, começou por explicar numa storie da sua rede social Instagram.

“E quantas vezes durante as gravações tive de faltar nos primeiros dias? É urgente que existam estes dias tão necessários para muitas de nós e não seja rotulado como ‘fita’, como muitas acham“, pede Jessica Athayde.

Voz ativa nas redes, o rosto da representação pede mesmo que Portugal faça o mesmo. “Aqui devia ser igual”, explica, pedindo que a medida possa ajudar mulheres que não comparecem ao trabalho devido a dores menstruais incapacitantes.

O diploma espanhol, refira-se, integra ainda a possibilidade de alargamento do aborto a partir dos 16 anos e sem permissão parental, pretende também proporcionar o acesso a produtos de higiene íntima. Por cá, vários partidos revelaram ao Delas.pt propostas que querem apresentar no âmbito da endometriose e pobreza menstrual.