Este é o número de pessoas que trabalha em centros comerciais, em Portugal

47667193_GI14092023PEDROCORREIA00020
[Fotografia: Pedro Correia / Global Imagens]

O setor dos centros comerciais é responsável por perto de meio milhão de empregos em Portugal e registou em 2022 um volume de negócios de 9.770 milhões de euros, segundo um estudo divulgado pela entidade setorial Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).

Apresentado durante o congresso anual da associação da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), este ano subordinado ao tema NextGen Retail Ecosystem, o estudo indica ainda que o setor contribui com 6,4% da receita do IVA em Portugal.

No total, existem em Portugal 173 conjuntos comerciais, responsáveis por cerca de 123.000 postos de trabalho diretos e 370.000 empregos indiretos.

Em 2022, os centros comerciais registaram um volume de negócios de 9.770 milhões de euros, um crescimento de 8,4% em relação a 2019, o ano pré-pandemia que registou o recorde no setor.

Segundo a APCC, o tráfego nos centros comerciais (visitas) “está em crescimento” e o ano 2023 deverá apresentar “números semelhantes a 2019, ano em que as visitas atingiram valores recorde”, na ordem dos 475 milhões de pessoas.

Dados da Reduniq Insight apontam que, primeiro semestre de 2023, a faturação com cartão nas lojas dos centros comerciais cresceu quase 11% face ao mesmo período de 2022, que foi um ano recorde, tendo mais de um terço das compras (39%) realizadas com cartões nas lojas dos centros comerciais sido feitas ao fim de semana e outro tanto no período pós-laboral durante a semana.

As vendas das lojas dos centros comerciais a turistas representam já 11% da faturação.

Embora as previsões apontem para que Portugal seja o quarto país da União Europeia com maior crescimento do peso do ‘e-commerce’ (comércio eletrónico) até 2025, as lojas físicas continuam, segundo o estudo, a ter “um papel fundamental na jornada do consumidor”.

“Os consumidores portugueses têm ainda preferência pelo contacto pessoal e os centros comerciais posicionam-se como alavancas do contacto pessoal”, nota a APCC.

No domínio da sustentabilidade, o trabalho refere que 85,5% dos operadores têm boas práticas de gestão, de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, sendo que 57,1% já produzem energia fotovoltaica ou estão a desenvolver projetos na área. A taxa média de reciclagem na indústria ascende a 52,8%, tendo metade dos centros comerciais certificado BREEAM, LEED ou WELL.

LUSA