Estudo explica como pedir acordo pré-nupcial e sem discussões

Estudo explica como pedir acordo pré-nupcial amor casal
[Fotografia: Unsplash]

Os pesquisadores da North Carolina State University chegaram à conclusão que a melhor forma de falar com o parceiro/a sobre o acordo pré-nupcial é utilizar metáforas.

Depois de um estudo levado a cabo pela universidade norte-americana, que foi publicado pelo Journal of Family and Economic Issues, os especialistas perceberam que existem dois tipos de pessoas: as que acham que o acordo é uma boa ideia e as que não.

Com a pesquisa focada em 586 tópicos do Reddit, abordando 26 450 comentários sobre o assunto, os investigadores perceberam que os que acham ser uma má ideia acreditam que a pessoa está a iniciar o casamento a pensar no divórcio. “Tu ainda nem te casaste e já estás a pensar no que irá acontecer quando chegar a altura do divórcio”, disse um internauta na plataforma online.

Já os cibernautas que acreditam que o acordo pré-nupcial é uma boa medida a tomar afirmam que usaram metáforas para explicar o seu raciocínio ao parceiro/a, como se o acordo se tratasse de um “seguro”. “Ninguém planeia em bater com o carro, ter cancro ou incendiar a casa. No entanto, as pessoas têm seguro para o carro, de saúde e para a casa”, contou um internauta.

Uma outra metáfora que surgiu, de forma regular na pesquisa, é que o casamento se trata de um contrato e o acordo pré-nupcial entre os dois é apenas mais uma cláusula.

“Depois de acompanhar estes comentários, ficou claro que as metáforas servem como uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a entender o verdadeiro propósito dos acordos”, disse Lindsey Romo, professora e autora correspondente do estudo.