Filha com pulseira eletrónica por violência doméstica contra a mãe

pexels-cottonbro-studio-5494191
[Fotografia: Pexels/Cottonbro Studio]

Uma mulher de 26 anos ficou com pulseira eletrónica após ter sido detida em Ponte de Lima, por violência doméstica sobre a mãe de 57 anos, revelou esta quinta-feira, 15 de fevereiro, a GNR de Viana do Castelo.

Em comunicado enviado às redações, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo explica que, após ter sido presente a autoridade judiciária, além da medida de coação de pulseira eletrónica, foi decretado o afastamento da residência da vítima por 200 metros e proibição de contacto com a mesma.

Na nota, a GNR esclarece que a detenção ocorreu “no âmbito de uma investigação por violência doméstica”, tendo “os militares da Guarda efetuado diligências que permitiram apurar que a agressora exercia violência física e psicológica sobre a vítima, sua mãe de 57 anos, causando medo e inquietação na vítima”.

Recorde-se que já em 2018 a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima trazia relatos dando conta da agressão de filhos sobre pais e de como os mesmos começavam a a mostrar tendência de crescimento. “Muitas vezes, os próprios cuidadores informais estão em situação de stress e completo burn out e, não raras vezes, recebemos telefonemas na APAV de mulheres que já não aguentam mais. Há cuidadoras que nos ligam porque sentem que estão no limite de cometer uma asneira”, denunciava à data o responsável da entidade à Delas.pt, Daniel Cotrim.

Realidades que, mais tarde ou mais cedo, podem vir a revelar-se um verdadeiro horror já que o envelhecimento e o número de cuidadores informais continua a aumentar. “Os filhos sentem que são, de alguma forma, intocáveis porque não vão ser denunciados pelos pais”, avisava Cotrim.

com Lusa