França submete deputados masculinos a simulador de menstruações dolorosas

pexels-polina-zimmerman-3958567
[Fotografia: Pexels/Polina Zimmerman]

Mais do que falar, mais vale mostrar. Talvez a pensar nisto, mas claramente a propósito da luta pela baixa menstrual para mulheres que lidam com dores incapacitantes durante os períodos, os deputados ecologistas franceses Sébastien Peytavie e Marie-Charlotte Garin convenceram colegas deputados masculinos, de todas as forças políticas, a sujeitarem-se a um simulador de menstruações dolorosas por raros segundos – e não dias como tantas mulheres sofrem.

[Fotografia: Instagram/ Marie-Charlotte Garin]

Os resultados foram compilados num vídeo que pode ser visto nas redes sociais dos deputados ambientalistas testemunhando reações como “na verdade, dói muito”, “ah sim, é chato” ou ainda “é uma dor muito específica” (pode clicar na janela abaixo para ver o vídeo em francês).

manchete

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sébastien Peytavie (@speytavie)

A iniciativa surge a propósito de uma proposta de lei para a criação de uma licença menstrual até 13 dias, sem carência, por ano para as mulheres que tenham períodos incapacitantes, trazendo novamente a debate a licença menstrual. A proposta vai ser apresentada e debatida, segundo o site gaulês Rfi, na Assembleia Nacional francesa, na quarta-feira, 27 de março.

Esta não é a primeira vez que a medida está em cima da mesa, já no ano passado, a França avaliava a possibilidade de conceder licença médica menstrual a mulheres que sofriam com menstruações dolorosas. Uma possibilidade que chegava após Espanha ter adotado uma baixa médica prevista de até cinco dias por mês, em fevereiro de 2023 e de ter sido recusada em Portugal.

Recorde-se que, por cá, a 17 de fevereiro de 2023, socialistas chumbaram faltas justificadas, certificado de incapacidade, comparticipação de medicamentos para cerca de, estima-se, 230 mil mulheres portuguesas que sofrem de endometriose.

De todas as medidas apresentadas, só a criação do dia Nacional da doença e de um grupo de trabalho que estude a realidade de cerca de 230 mil mulheres portuguesas foram as propostas aprovadas. Associação que promoveu debate público com petição, MulherEndo, fala em “tristeza” e “frustração” e promete que não vai baixar os braços