Gorjeta em Itália? Não é comum nem obrigatória

pexels-cottonbro-studio-3943739
[Fotografia: Pexels/cottonbro studio]

A cultura da gorjeta é dependente dos países onde estamos. Alguns têm esse hábito, outros não. Itália é um país muito turístico, onde o turismo cresce cada vez mais. Muitos estrangeiros que a visitam deixam gorjetas quando vão a restaurantes e cafés, mas será que os próprios italianos fazem o mesmo?

A resposta é negativo. Os italianos não têm o costume de deixar gorjeta, sendo quase raro quando tal acontece. Assim como nos outros países europeus, em Itália não se espera que se deixe uma gorjeta, sendo até ilegal pedir por tal.

Os americanos, por sua vez, são os que mais têm esse costume em Itália. E isso pode ser consequências negativas. Como? Os empregadores, se repararem que os funcionários recebem demasiadas gorjetas, têm a tendência a baixar os salários.

Ou seja, quando for a Itália, não é obrigado a deixar gorjeta nem se sinta culpado por não dar nada. Contudo, se desejar deixar algum dinheiro, veja aqui algumas dicas.

Se quiser deixar gorjeta, deixe sempre em dinheiro ou então, arredonde a conta final. Por exemplo, se o total der 58 euros, arredonde para os 60 euros. E quanto deve deixar? O valor que quiser. A gorjeta não é obrigatória, logo, qualquer valor que deixar já será positivo.