Imagina os perigos que carrega nas solas dos sapatos? Devia, descalce-se à porta

pexels-dương-nhân-1556761
[Fotografia: Dudng Nhan/Pexeks]

Mark Patrick Taylor, professor da Universidade Macquarie (Austrália), e Gabriel Filippelli, da Universidade de Indianápolis (EUA), determinaram que mais de um terço do pó que tem em casa chega diretamente do exterior e de uma forma muito específica.

Osespecialistas adiantaram que esta poluição externa chega à habitação na sola dos sapatos. Nesta “poluição” pode encontrar-se micro-organismos que podem causar doenças infecciosas.

Mas não só. Segundo Taylor e Filippelli, também são arrastadas “toxinas cancerígenas” e “produtos químicos” que podem ter um impacto negativo no sistema endócrino de quem vive depois dentro da habitação.

Por sua vez, as casas que estão localizadas perto de jardins, ou têm um espaço verde dentro de casa, podem ter em abundância “chumbo e pó de arsénio”.

Mark Patrick Taylor foi mais longe e afirmou que chumbo “pode prejudicar o desenvolvimento das crianças“.

Todos estes micro-organismos se juntam aos que já estão presentes em casa como os plásticos e os desinfetantes que estão presentes nas embalagens e nos produtos de limpeza.

Daí, os dois especialistas recomendarem que os sapatos devem ser deixados à porta de casa para proteger o ambiente do lar e evitar a entrada de toxinas perigosas.