A maioria do público que frequenta festivais de verão é jovem e sem grandes preocupações a nível de saúde. No entanto, as várias horas passadas em pé, com mochilas pesadas às costas e calçado errado têm consequências graves que podem não se notar logo, mas são bastante prejudiciais, aumentando até 70% o risco de vir a ter lordose lombar.
Um estudo da revista Spine, publicado em 2014, concluiu que existe uma ligação evidente entre o número de horas consecutivas que passamos em pé e o aumento de dores nas costas. Segundo uma outra investigação da Universidade McGill, no Canadá, bastam 25 minutos numa postura estática para que, até alguém sem histórico de dores nas costas, venha a sofrer daquela patologia.
“A dor é, de facto, agravada ou pode desencadear-se após longos períodos de tempo em pé, uma vez que irá existir uma sobrecarga das estruturas vertebrais e para-vertebrais que pode provocar dores, retrações musculares momentâneas e não só, particularmente ao nível da região lombar e cervical”, explicou Luís Teixeira, médico ortopedista e fundador da Spine Matters, uma associação sem fins lucrativos.
Na galeria de imagens acima deixamos-lhe oito dicas do médico ortopedista para não ter dores nas costas durante ou depois dos festivais de verão. Pode pô-las já em prática este fim de semana, no NOS Alive.
Imagem de destaque: Shutterstock