Livro infantil explica endometriose a crianças a partir dos seis anos

endometriose
[Fotografia: DR]

O pedido de um irmão e uma ausência da mãe para uma intervenção cirúrgica foram argumentos que empurraram Susana Fonseca, presidente da MulherEndo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, para dar explicações à filha sobre a doença que lhe provocava dor e comprometia a possibilidade de engravidar.

Justificações que culminam agora num livro infantil que quer convocar a atenção de todos para uma patologia que pode atingir, estima-se, cerca de 240 mil mulheres com idades entre os 15 e os 49 anos. Uma doença feminina, com implicações em toda a vida, e que ganhou recentemente novos ecos com a intagramer e influencer digital Vanessa Martins a assumir publicamente esta luta pessoal.

Ao Delas.pt, Susana Fonseca afirma que “quanto mais cedo for feita a sensibilização das crianças para esta questão, mais precocemente poderá ser feito o diagnóstico, mais depressa acaba o mito de que menstruação é igual a sofrimento que as mulheres têm de aguentar”.

[Fotografia: Divulgação]

O livro A Barriga Estragada da Mamã conta a história real entre a mãe a a filha e está vocacionado para idades entre os seis e os cerca de dez anos. “É um livro que não tem género, é uma história real que está a ser partilhada com uma criança, e tanto pode ser lido à filha como ao filho, é importante não excluir os rapazes destas aprendizagens porque vão ser irmãos, pais, namorados, devendo estar sensibilizados para estes problemas de saúde femininos”, espera Susana Fonseca.

A obra conta com “uma mensagem dirigida a educadores, professores e pais, no sentido de explicar a doença e de lhes dar mais informação”, acrescenta a autora e presidente da MulherEndo.

Entre os próximos projetos, a responsável da associação conta que há planos para novos trabalhos, mas mais direcionados para quem sofre da doença. “Estamos a preparar um guia para quem sofre de endometriose, um manual informativo sobre a doença e traz respostas sobre possibilidades de tratamento, sugestões, dicas, para viverem melhor com a doença”, antecipa Susana Fonseca.