Luís Buchinho apresenta uma das melhores coleções da sua carreira

Imagine uma cidade ao longe, imagine o céu escuro que se dissipa num cenário urbano onde os anúncios a néon e a luzes do carro são os únicos flashes no meio da noite. Se esta imagem a lembra de algumas cenas do filme Blade Runner, então está em plena sintonia com Luís Buchinho, que se inspirou neste filme para criar a sua coleção de outono-inverno 2018/2019.

“Inspirei-me no Blade Runner, mas também no trabalho da artista plástica Lilian Schwarz, que tem muito a ver com o universo virtual. Trabalhei a ideia de uma sensualidade tecnológica, muito retirado ao ambiente do filme, em que há mulheres reais e mulheres cibernéticas”, contextualizou o criador.

Por isso, Buchinho trabalhou “uma paleta luminosa, muito perto dos laranjas“. “É como se estivéssemos olhar para uma cidade de longe e vemos um ambiente muito escuro pontuado por uns pontos de luz, onde existe néon, luzes de carro, isso foi transmitido através de estampados que retratam isso de uma forma muito abstrata”, explicou o designer ao Delas.pt, horas antes do desfile, enquanto fazia as provas finais para o grande momento da noite. E não há dúvida: o desfile de Luís Buchinho foi o ponto alto do segundo dia de Portugal Fashion.

As silhuetas mantiveram-se fiéis ao traço de Buchinho, vimos as assimetrias, os godés, as linhas ondulantes que dão uma ideia de dinamismo e movimento, uma das características mais marcantes da assinatura do designer. Mantiveram-se também as misturas de materiais, os acabamentos técnicos e os padrões gráficos.

A grande magia desta coleção é manter a assinatura tão forte e inequívoca de Buchinho, mas sem perder o fator surpresa, sem perder a inovação e sem perder qualidade. Um trabalho brilhante e uma das melhores coleções do designer.

É impossível escolher apenas uma peça para dar destaque, mas salientamos o regresso às malhas, que ganharam estrutura e acabamentos técnicos metalizados que lhes imprimiram força, tornando-as na imagem de uma armadura confortável, uma armadura para mulheres urbanas. São ainda de destacar os cabedais coloridos, os impermeáveis e os acolchoados.

“A malha é um material que retrata bem a segunda pele e também nos dá a ideia de conforto e segurança. Foi bom voltar a pegar nas malhas e trabalhá-las numa vertente um pouco mais ambiciosa, com tratamentos novos a nível visual e com formas mais elaboradas do que aquilo que se espera de uma peça de malha”, contou Luís Buchinho ao Delas.pt.

Destacamos ainda os óculos grandes com formas gráficas e coloridas, as carteiras de grandes dimensões e os brincos com uma pena colorida. Esta é certamente uma coleção que ficará na História da carreira de Luís Buchinho. Veja na galeria mais imagens da coleção.

Luís Buchinho: “A moda, se não for irrepreensível tecnicamente, não tem lugar no mundo”