Paulo Faustino, um dos maiores especialistas do país em marketing digital, lançou este ano o seu primeiro livro, Marketing Digital Na Prática. Na obra explica como criar uma estratégia de marketing digital do zero, para promover negócios ou produtos, e serve tanto para quem não percebe nada da área como para quem já tem experiência.
“O livro foi escrito de forma a conseguir servir ambas as audiências. É um livro até mais para iniciantes do que para experts, ainda que algumas pessoas da área consigam tirar dali uma ou outra coisa que provavelmente não conheciam e pode fazer a diferença”, explicou ao Delas.pt Paulo Faustino (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver algumas das dicas de Instagram marketing que o especialista tem no livro).
Nas primeiras páginas vemos responsáveis por várias empresas e entidades de renome – como por exemplo a La Redoute, Polícia de Segurança Pública e Lisbon Digital School – a elogiar o trabalho que o especialista tem desenvolvido na área ao longo dos últimos anos. No currículo, Paulo Faustino já conta com estratégias desenvolvidas para a Herbalife Portugal, FC Porto, Manz, ERA e Remax.
“O erro que vejo cometer mais vezes, e que tento combater é o facto de as pessoas publicarem o mesmo conteúdo em todas as plataformas, o que não faz sentido nenhum do ponto de vista de quem segue a marca. Depois há a falta de planeamento, publicar com frequência só porque sim, sem que aquele conteúdo seja necessariamente uma mais-valia para quem segue, e não fazer anúncios. Há uma grande aversão à publicidade paga como estamos a ver agora com a questão de mudança do algoritmo do Facebook”, afirmou o especialista em marketing digital.
Apesar de o preconceito que ainda existe em relação a quem vive apenas do digital, como é o caso de muitos youtubers e instagrammers, o autor considera que a mentalidade dos portugueses está a mudar.
“Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Costumo falar disso nas minhas formações. Estamos um bocadinho atrasados, principalmente se nos compararmos com o Brasil“, acrescentou Paulo Faustino.
Ficha técnica do livro:
Marketing Digital Na Prática, Paulo Faustino. Editora Marcador, 17,90 euros
Quanto ganham as irmãs Kardashian por cada post no Instagram?