Covid-19: Máscaras obrigatórias agora, Portugal ‘recolhe-se’ de 2 a 9 de janeiro de 2022

Woman wearing protective face mask in the office for safety and protection during COVID-19
[Fotografia: Istock]

O primeiro-ministro António Costa apresenta as novas medidas de restrição da covid-19 esta quinta-feira, 25 de novembro. O chefe de Governo declara que vai haver regresso a estado de calamidade a partir de 1 de dezembro. Depois das festas, Natal e Ano Novo, Portugal vai ter de se recolher na primeira semana de janeiro, de 2 a 9.

No que António Costa chamou “semana de contenção” vai haver teletrabalho obrigatório, encerramento de bares e discotecas e início da escola adiado para 10 de janeiro. Esta data aplica-se a todos os níveis de ensino, a centros de Atividades de Tempos Livres e a creches.

Para já e a partir de 1 de dezembro, as máscaras passam a ser obrigatórias em todos os espaços fechados. Será preciso fazer testes obrigatórios para visitas a lares, grandes eventos e para frequentar discotecas e bares e outros espaços. Certificados digitais são de apresentação obrigatória.

O primeiro-ministro pede ainda que todos façam autotestes antes de se reunirem com as famílias para as festividades de fim de ano.

Companhias de aviação que façam desembarcar em Portugal passageiros não testados serão multadas em “20 mil euros por cada passageiro”, diz Costa. “Vamos agravar as sanções acessórias e que podem culminar com a suspensão de licenças de voo para território nacional”, acrescenta o primeiro-ministro.