Meghan e Harry tornam-se independentes da família real inglesa

megan
[Fotografia: Instagram]

“Meses de reflexão” e “discussão interna” levaram o Príncipe Harry e Meghan Markle a decidirem tornar-se independentes financeiramente da família real inglesa, mantendo apoio e lealdade à rainha, e a passarem a ter os seus próprios projetos, um deles em torno da solidariedade.

A hipótese de os Duques de Sussex se afastarem da realeza tem vindo a ganhar ecos cada vez mais sustentados na imprensa britânica, agigantados com a decisão de passarem seis semanas ausentes de cerimónias oficiais e fora do território britânico, mas agora o filho mais novo do herdeiro ao trono (o príncipe Carlos) torna pública essa decisão e fá-lo na conta de Instagram do casal.

“Optámos por fazer uma transição este ano, começando a desempenhar um novo papel dentro desta instituição. Pretendemos dar um passo atrás como membros da Família Real e trabalhar para nos tornarmos financeiramente independentes, continuando a apoiar totalmente Sua Majestade a Rainha”, lê-se na mensagem publicada pelos duques. Com esta decisão, os duques deixam de desempenhar funções de Estado, deixando de, entre outras funções, representar oficialmente a monarca britânica.

Uma decisão que vai colocar Harry e Meghan entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando, contudo, “a honrar o dever para com a Rainha, a Commonwealth e as causas” que apoiam, lê-se anda na mesma nota.

Meghan e Harry, que foram pais de Archie em maio de 2019, creem que “esta ponte geográfica” lhes dará mais tempo para preparar o primogénito em equilíbrio “com a tradição real na qual nasceu, além de proporcionar à família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de uma nova instituição de beneficência”.

Esta decisão surge após a primeira aparição pública dos duques de Sussex, que teve lugar na terça-feira, 7 de janeiro, após o hiato de seis semanas no Canadá. Recorde-se que Meghan e Harry estiveram na sede do Alto Comissariado do Canadá no Reino Unido, em Londres. Nessa visita, agradeceram a hospitalidade prestada no território e nos dias em que permaneceram no país.