Publicidade Continue a leitura a seguir

Mitos e verdades sobre a alimentação

Percorra a galeria de imagens para saber se anda a praticar algum mito. [Imagens: Shutterstock]
Alimentos congelados são mais 'pobres' que alimentos frescos – congelação é talvez dos métodos de conservação que melhor respeita e preserva a qualidade e o valor nutritivo dos alimentos. A verdade é que se o congelamento for realizado de imediato é possível obter produtos cujo valor nutritivo seja, em certos casos, superior ao produto fresco.
Beber água morna com limão faz bem e emagrece – esta mistura desintoxicante pode favorecer uma sensação de bem-estar, porque o limão facilita a digestão e a água morna ajuda a combater a prisão de ventre. Mas quanto à capacidade de fazer emagrecer é só ilusão.
Não é preciso beber água durante as refeições – beber água durante a refeição (quatro a cinco copos) promove a sensação de saciedade e favorece os processos digestivos, melhorando a consistência dos alimentos ingeridos e acelerando efetivamente o esvaziamento do estômago.
Uma grávida deve comer por dois – a alimentação da grávida não deve diferir muito da alimentação em períodos normais. E a verdade é que a qualidade torna-se até mais importante que a quantidade.
O mel cura a tosse – o mel pode proporcionar algum alívio caso se trate uma inflamação grave, devido às propriedades hidratantes que possui. Mas não se obtém qualquer benefício a nível de brônquios ou traqueia.
Substituir o pão por bolachas de água e sal ou tostas ajuda a emagrecer – ao contrário do que se possa pensar, as bolachas de água e sal e as tostas são mais consistentes do que o pão, pois contêm menos quantidade de água e são preparadas com uma certa quantidade de gorduras. Enquanto isso as diversas variedades de pão são normalmente feitas de água, farinha, fermento e poucas gorduras.
Beber álcool ou vinagre faz emagrecer – cada grama de álcool fornece cerca de sete quilocalorias, o que ao final do mês pode implicar meio quilo a mais. Quanto ao vinagre, não existem quaisquer provas de que queime a gordura depositada no corpo, independentemente da variedade.
Chocolates e enchidos provocam acne – tratando-se de um distúrbio inflamatório da unidade pilossebácea, o acne deve-se sobretudo ao aumento da produção das hormonas andrógenas. E embora existam alimentos que possam promover esse aumento, o chocolate e os enchidos não fazem parte dessa lista.
A vitamina C cura a constipação – no geral é possível dizer que a vitamina C pode trazer benefícios no alívio das sensações relacionadas com os típicos sintomas da constipação e no favorecimento de uma menor duração da doença. Estima-se para obter esses efeitos seja necessário consumir doses de uma ou duas gramas por dia durante vários dias.
O café aumenta a pressão arterial – de facto o café, mais propriamente a cafeína, tem efeito no aumento da pressão arterial, sobretudo para quem não está habituado a beber café ou sofre de hipertensão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ao longo da vida várias são as crenças que vamos ouvindo sobre alimentação. Que o mel cura a tosse, que os alimentos congelados são menos nutritivos que os frescos e ainda que as mulheres grávidas devem comer por dois. Será mesmo assim? Prepare-se para descobrir o que é verdade e o que é mito.

Ao todo são dez crenças e a explicação de cada uma delas – veja-as na galeria acima. Com a ajuda do livro Mitos Alimentares – 99 ideias erradas sobre o que comemos, de Marcello Ticca, professor especialista em Ciências da Alimentação e vice-presidente da Sociedade Italiana de Ciências da Alimentação, conseguimos reunir algumas das mais conhecidas e postas em prática regularmente.

Mitos Alimentares – 99 ideias erradas sobre o que comemos, de Marcello Ticca, €17,69

Enquanto algumas destas ideias foram passando de geração em geração, outras têm vindo a nascer e a ganhar força na internet – onde a informação nem sempre é fidedigna.

Percorra a galeria de imagens acima para saber se tem andado a praticar algum mito.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Afinal, o mau humor vem da barriga

Conheça os alimentos que ajudam a tonificar o corpo