Publicidade Continue a leitura a seguir

Momo, o novo desafio para jovens que está a deixar a PSP em alerta

Veja, na galeria de imagens, o alerta da PSP sobre os riscos que os jovens correm com o desafio Momo e como devem os pais lidar com essa situação. [Fotografias: Shutterstock]
Roubo de informações pessoais.
Assédio e extorsão.
Incitamento à violência e suicídio.
Perturbações várias decorrentes de manipulação e coação.
O que devem fazer os pais.
Educar sempre no sentido da responsabilidade no digital, protegendo dados pessoais, passwords e informações privadas.
Educar no sentido de nunca se adicionar contactos estranhos ou desconhecidos, em todas as plataformas.
Acompanhar a atividade dos filhos nos smartphones e tablets.
Incluir regras para um uso moderado.
Em caso de suspeita ou crime, denunciar à PSP.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Chama-se Momo e é o novo desafio, lançado através do Whatsapp, que está a deixar as autoridades preocupadas. Tal como o Baleia Azul, este desafio tem os jovens e adolescentes como alvo principal e inclui ameaças e incitamentos contra a sua integridade psicológica e física. A mensagem que é enviada, através daquela rede social é acompanhada por uma imagem reproduzindo a foto de uma escultura de uma mulher-pássaro, exposta em 2016 numa galeria japonesa, em Tokyo.

O nome do perfil associado à imagem que aparece é Momo e surge como novo contacto que através do Whatsapp pede para ser adicionado. A partir daí entra em grupos de conversação, onde passam a ser fornecidas respostas de cariz ameaçador e perturbador.

Estas ameaças, alerta a PSP, “levam à extorsão de informação pessoal, incitam ao suicídio e a atos arriscados. Trata-se de “um isco utilizado por criminosos para manipular as vítimas roubar dados e extorquir”, salientam as autoridades, que explicam quais os riscos deste novo desafio na internet para os jovens e o que os pais devem fazer para os proteger.

‘Baleia Azul’ não é um jogo mas no 4gamers ensina-se a combatê-la

Nova moda das redes sociais põe em risco vida de adolescentes