Morreu Irina Fernandes, autora da página ‘Cancer I Love You’. Tinha 38 anos

Irina-fernandes-2

Foi um dos rostos visíveis da doença e tentou encará-la com positivismo nas múltiplas aparições públicas que fez para falar de cancro. Irina Fernandes, mãe de um rapaz de 11 anos, morreu aos 38, e a notícia foi dada pelo companheiro, Rui, na plataforma de Instagram, Cancer I Love You, através da qual Irina partilhava mensagens, conquistas e desafios provocados pelos tumores contra os quais lutou.

Em junho, recorde-se, revelou que tinha sido operada a dois tumores metastáticos no cérebro, tendo partilhado imagens dos seus dias no hospital.

Agora, na hora da partida, a longa mensagem de Rui no Instagram evoca a batalha e o legado da mulher. “A Irina partiu. Fico eu, tu, ele, nós, vós, eles para contar o que vimos. E o que vimos foi um substantivo e um verbo. Que juntos fazem mais que uma frase. Fazem uma lei universal. Amor cura”, escreveu.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Irina Fernandes (@cancer_i_love_you)

“O que eu vi foi uma pessoa curar-se e aos outros com amor. Foi o que eu vi. Ela curou-se. Curou-se mesmo. E seguiu para outro plano curada. Sem mágoa, sem cicatrizes, sem dor. Ela sabia. Tinha razão. Amor Cura.”

“Setembro de 2020. A Irina passa por mim, a correr, na Ericeira, e fala comigo pela primeira vez. Disse-me para a ajudar a falar do cancro com alegria. E assim foi”, escreveu a diretora de Ficção e Entretenimento da TVI. Cristina Ferreira acrescentou ainda: “Todas as vezes em que foi luz na televisão. A Irina sabia que não ia morrer. Está aqui hoje. Estará daqui a ano. Estará para sempre. Em mim e em tantos. Mas hoje não consigo falar do cancro com alegria querida Irina. Desculpa-me.”