Morreu o marinheiro lusodescendente protagonista desta icónica foto

Marinheiro _Alfred Eisenstaedt
[Fotografia: Alfred Eisenstaedt/DR]

14 de agosto de 1945 e celebra-se o fim da Segunda Guerra Mundial. O fotógrafo Alfred Eisenstaedt sai à rua, vai a Times Square, Nova Iorque, e fotografa um marinheiro a beijar uma enfermeira.

A icónica imagem do beijo tem vindo a correr mundo desde que foi publicada pela primeira vez, na revista Life, e volta a fazê-lo agora. Tal porque George Mendonsa, o marinheiro protagonista da imagem e descendente de portugueses, morreu no domingo, 17 de fevereiro, aos 95 anos, em Rhode Island, Estados Unidos da América. Três antes, em 2016, tinha falecido, aos 92 anos, a enfermeira desconhecida, Zimmerr Friedman, assistente de um dentista.

Durante mais de 70 anos, Mendonsa afirmou ser ele quem surgia neste fragmento da realidade – que se tornou numa das 100 imagens mais icónicas da História da fotografia do século XX – abraçado a beijar subitamente uma mulher que desconhecia, em plena Times Square.

Apesar de vários casais terem vindo, ao longo de anos, reivindicar serem eles os protagonistas da icónica imagem, especialistas terão confirmado mais tarde a identidade do lusodescendente através das cicatrizes e tatuagens que se podiam ver na imagem e que coincidiam na vida real.

Recorde-se que, em 2012, a estação de televisão norte-americana CBS reuniu os protagonistas da fotografia, batizada de “O beijo”. Um reencontro que ocorreu precisamente no mesmo local onde a imagem foi originalmente tirada, em agosto de 1945 e em dia de vitória: o ‘V-J Day in Times Square”.

Imagem de destaque: Alfred Eisenstaed/DR

Depois de fotografia “bastante lamentável” Web Summit chama mulheres ao palco