“Nada é mais importante do que uma mamografia”, clama Jill Biden

Jill Biden EPA
[Fotografia: EPA]

“Nada é mais importante na sua lista de afazeres do que uma mamografia”. A frase é de Jill Biden, primeira-dama dos Estados Unidos da América, no mês em que se assinala a luta pela consciência e cancro de mama. “Reserve um momento para colocar a saúde em primeiro lugar”, pediu a também professora de inglês de 70 anos que é mãe e avó, acrescentado: “Faça a mamografia. Pode salvar a vida”.

A batalha da hoje primeira-dama está longe de ser de agora. Já em 1993, Jill Biden fazia apelos às mulheres e na sequência de ter visto quatro das suas amigas a serem diagnosticadas com a doença. Em Portugal, os números apontam para sete mil novos casos anuais da doença.

Um apelo ao regresso da prevenção e do autocuidado sobretudo quando a pandemia, em todo o mundo, adiou muitos destes exames de deteção precoce e prevenção que devem ser de rotina a partir dos 45 anos, caso português.

“Entendo que estejam ocupadas, há filhos e netos para cuidar, há tantas coisas para tratar. Mas tire um momento para colocar a saúde em primeiro lugar. Faça a mamografia, pode salvar a vida. Nada é mais importante na sua lista de afazeres do que uma mamografia”, insistiu.

Como primeira-dama dos EUA, Jill Biden compromete-se a dirigir esforços para tentar erradicar a doença no âmbito da inciativa Cancer Moonshot e que pretende “acelerar a pesquisa, disponibilizar mais terapias a mais pacientes” e “ajudar a detetar precocemente o cancro”.