Não sabe para que serve a casca da banana? Cinco formas de não a deitar fora

iStock-1142678298(1)

É quase automático: descascamos a banana e deitamos fora a casca. Mas e se lhe dissermos que existem pelo menos cinco formas de dar uma nova vida à casca desta fruta?

Sim, existem formas de tirar o máximo de partido das propriedades naturais da casca da banana, evitando apenas o seu desperdício. Sabemos que a banana é uma ótima opção para fortalecer a sua saúde, tendo vários nutrientes que ajudam o sistema imunológico, dão-nos energia e até nos aumentam o ânimo.

A casca da banana não é diferente. Veja abaixo como pode aproveitar os seus benefícios, de acordo com a revista feminina Glamour:

Elimina maus odores

Se não suporta o cheiro a lixo ou a frutas demasiado maduras, use a casca de banana para neutralizar esses odores. Precisa apenas de colocar a casca no frigorífico durante uma noite, de seguida humedece-la com álcool e colocar nas zonas da casa onde quer neutralizar o odor. Deixe por três dias e, se necessário, repita o processo.

Dá vida às suas plantas

No caso das plantas, a casca de banana pode ser usada de duas maneiras: a primeira, como um fertilizante aplicado em cima das plantas, de modo a que o potássio na casca transporte os nutrientes para a mesma, e o segundo, esfregando a casca com muito cuidado nas folhas para remover a sujidade e restaurar o brilho.

Para tratar de contusões

Embora ainda não existam evidências científicas, este é um remédio que vem das nossas avós e que diz que realmente funciona – graças às qualidades anti-inflamatórias da casca da banana. Se tiver uma contusão ou mesmo uma picada de mosquito, esfregue o revestimento da banana para acalmar o inchaço e confortar a pele. Se for algo persistente, consulte um dermatologista.

Para branquear os dentes

Como é óbvio, a casca de banana não substitui o facto de lavar os dentes, passar o fio dentário ou ir ao dentista – mas pode ser um bom aliado e deixar os dentes um pouco mais brancos. Basta pegar numa casca limpa, esfregar com movimentos circulares suaves nos dentes e deixar atuar durante cerca de três minutos, antes de enxaguar.