NASA homenageia cientistas de ‘Elementos Secretos’ com nome de rua

A NASA decidiu dar o nome de uma rua em Washington D.C. às três mulheres cientistas que revolucionaram o programa da Agência Espacial Norte Americana, na década de 1960, em plena guerra entre EUA e União Soviética, na corrida ao espaço, e em plena luta pelos direitos civis no interior da América.

As três cientistas negras, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, cujas vidas deram origem ao filme ‘Hidden Figures’ (‘Elementos Secretos’), de 2016, foram homenageadas com uma rua que tem precisamente o nome ‘Hidden Figures Way’.

Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe dão vida, respetivamente, a Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, no filme ‘Hidden Figures’ – veja ou reveja na galeria algumas imagens do filme. Estas cientistas, matemáticas e engenheiras aeroespaciais alcançaram posições inéditas, à data, para as mulheres e para a comunidade negra, num dos estados, a Virgínia, que defendia a segregação racial. É essa dupla discriminação que vemos na adaptação que o realizador Theodore Melfi fez a partir do livro de Margot Lee Shetterly sobre a vida destas três mulheres.

 

Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson (DR)

 

Apesar da conquista feminina aqui retratada, segundo dados da NASA, são ainda menos de 11% as mulheres que, por exemplo, viajaram para o espaço, em cerca de meia centena de pessoas que já o fizeram. A Agência Espacial Norte Americana planeia em 2014 mandar, pela primeira vez, uma mulher numa viagem à Lua, como parte do programa Artemis​​​​, no âmbito do qual haverá também o regresso das missões tripuladas por satélite à Terra.

 

AT

NASA paga 16 mil euros a quem não sair da cama durante 60 dias

Caminhada feminina da Nasa adiada por falta de fatos para mulheres