Nesta terra cada pessoa perde cerca de dois quilos por mês

Não é do ar que por lá se respira, mas sim dos hábitos saudáveis adotados pelos habitantes da região. Desde fevereiro deste ano que toda a comunidade tem seguido uma alimentação diferente e promovido o exercício físico, o que tem ajudado a combater o excesso de peso e doenças a ele associadas.

Que terra é essa afinal? Narón, uma província da Corunha, em Espanha, composta por cerca de 40 mil habitantes, grande parte deles com problemas de peso – pelo menos até há pouco tempo. “Observámos que o estilo de vida sedentário e a obesidade eram problemas comuns na cidade”, contou Carlos Piñero, médico do Servicio Galego de Saúde, ao El Comidista, do diário El País. E, por isso mesmo, decidiu colocar em marcha uma ideia que tinha na gaveta há nove anos: 100 000 motivos de peso.

Até agora inscreveram-se mais de quatro mil habitantes neste plano saudável que pretende incentivar bons hábitos alimentares e a prática de atividades físicas, como desportos, passeios de bicicleta ou simples caminhadas. E embora ainda não seja possível fazer um balanço oficial, já foi detetado um padrão: “observou-se uma perda média de peso de 2,5 quilos por mês entre os participantes”, declarou Piñero.

A adesão por parte dos habitantes fez com que toda a comunidade acabasse por se envolver, criando-se um projeto intersectorial. Piñero conta que atualmente o 100 000 motivos de peso tem o apoio do concelho de Narón, da Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade, da comunidade educativa e de várias empresas da região, como por exemplo restaurantes.

De momento são 12 os estabelecimentos de restauração parceiros do projeto. Tendo em conta uma dieta alimentar saudável, apresentam cardápios com pratos que têm por base alimentos frescos e típicos de Narón. “O mar oferece muitos frutos do mar. Outras selvagens, vieiras, amêijoas, moluscos, […] temos imenso peixe”, referiu Pablo Villamar, promotor do clube gastronómico de Narón. Acrescentando ainda: “Temos produtos locais como o pimento do couto, o tomate preto, grelos ou alface”. O mesmo tem acontecido nas escolas, que têm promovido uma alimentação mais saudável e assente em produtos frescos e da zona.

Em maio, o projeto foi reconhecido como o melhor projeto de participação pública pela Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (GEAA), tendo recebido o Prémio Europeu de Obesidade.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer seis truques de alimentação e exercício para perder peso num mês.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Conheça o truque para acabar com a barriga inchada

Conheça os alimentos que ajudam a tonificar o corpo