Nicolau Breyner homenageado por Marcelo e Eunice Muñoz

collage

O pai da ficção nacional foi homenageado em dose dupla na cerimónia da semifinal dos Emmy Internacionais, que decorreu esta sexta-feira no Pateo da Galé, em Lisboa, pelo Presidente da República e por Eunice Muñoz, a veterana atriz que o viu subir pela primeira vez a um palco, em 1960.

Na gala que olhou para a evolução da ficção televisiva em Portugal ao longo dos anos, e que reuniu figuras importantes do pequeno ecrã e os 20 jurados responsáveis pela votação dos nomeados ao prémio Telenovela deste ano, Marcelo Rebelo de Sousa entregou as insígnias de Grande Oficial da Ordem de D. Henrique às duas filhas Nicolau Breyner, que morreu em março deste ano, Constança e Mariana Breyner.

“Inspirado pelo bom exemplo do presidente Jorge Sampaio [que condecorou o ator em 2005], quando Nicolau Breyner nos deixou, sem nos deixar – ele está connosco -, entendi que era justo que fosse condecorado por uma vida inteira, pela obra, pela carreira. E esperei pelo momento adequado pela entrega das insígnias. Este é o momento ideal para a entrega das insígnias ganhas ao longo de uma carreira enorme”, elogiou o Presidente da República. Convidado de honra da cerimónia, Marcelo destacou ainda, no seu discurso, “o nível excecional da produção televisiva portuguesa”. “Somos os melhores da Europa”, frisou.

Momentos antes, tinha sido a veterana Eunice Muñoz a subir ao palco para recordar o legado deixado por Nicolau Breyner. “É ao Nicolau que devemos muito do que hoje é a ficção. O Nicolau amava a vida e fazia de cada dia um grande dia”, revelou a atriz de 88 anos, que regressou esta semana à TV portuguesa na novela da TVI ‘A Impostora’. Eunice Muñoz referiu-se ao eterno Sr. Contente como “um soldado da vida”, “um pilar da ficção nacional” e “um grande amigo”.

Os nomeados que os jurados portugueses elegeram para o prémio de Telenovela serão conhecidos no final deste mês. A cerimónia de entrega dos Emmy Internacionais decorre a 21 de novembro nos EUA, para distinguir o melhor da ficção feita fora desse país.