Nirvana processam Marc Jacobs

Os representantes legais dos Nirvana avançaram com um processo contra Marc Jacobs, por alegadas violações de direitos de autor. Segundo a revista Forbes, em causa está a recente coleção de inspiração “Redux Grunge”, que usa, em várias peças, símbolos inspirados na iconografia da mítica banda de Seatle e do respetivo merchandising, como as t-shirts pretas com um smiley amarelo desenhado.

No processo, a que a revista americana teve acesso, os representantes do grupo, que acabou em 1994, depois da morte de Kurt Cobain, argumentam que o uso, pelo designer, sem autorização legal “da imagem propriedade dos Nirvana, em e para promover produtos, foi intencional”. O documento, refere o The Guardian, sustenta que a utilização da iconografia do grupo tem como objetivo tornar “a associação do Grunge à coleção mais autêntica”.

O processo considera ainda a apropriação da Marc Jacobs “opressiva, fraudulenta e maliciosa”.

Apesar de os Nirvana terem terminado há mais de 20 anos, o grupo continua a ser um ícone da cena musical e a influenciar os estilos mais rebeldes. E o valor o merchandising das bandas tem vindo a crescer, em contraciclo com a quebra de vendas da música propriamente dita, seja em discos físicos ou em formatos digitais.

A relação de Marc Jacobs com o mundo da música, e o grunge, em particular, não é nova, sendo uma das inspirações do criador (como mostra a galeria, em cima). Em 2016, Lady Gaga abriu um desfile do designer, em Nova Iorque, depois de ter usado um look, com a sua assinatura, inspirado em David Bowie, na cerimónia dos Grammy do mesmo ano.

 

 

Marc Jacobs de regresso e a preços mais acessíveis