Novos perfumes trazem notas sustentáveis, unisexo e tradição

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[Fotografia: Istock]

Mais do que fragrâncias escolhidas, as novas apostas em perfumes chegam carregados de notas em torno da sustentabilidade, do género, mas recuperando os valores originais. Linhas que definem o futuro de um mercado que se vê agora mais privado da experiência, antes da compra, regras impostas pelas precauções necessárias para evitar a propagação do novo Coronavírus.

A Armani olha definitivamente para a sustentabilidade. Com My Way, que conta com a atriz Adri Arjona, de 28 anos, para dar a cara e a experiência a este nova fragrância lançado este mês, chega também ao mercado perfumista a opção de recarga.

Com o compromisso de reduzir a pegada de carbono em 25%, a nova fragrância apresenta-se em frascos de 30, 50 e 90 ml (de 63 a 120€ de preço recomendado de venda) que pode ser recarregado com outro, de 150 ml (125€). Para a marca, em apresentação à imprensa, “trata-se de um presente para a natureza”, não só pela poupança de materiais, mas também “pela promoção do comércio justo, com a recolha dos ingredientes juntos das comunidades locais e com o objetivo de diversificar as receitas dessas mesmas estruturas”.

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Tudo isto adicionado à recuperação de técnicas tradicionais de “extração e destilação” de aromas como a baunilha, a tuberosa, o jasmim e a flor de laranjeira”.

É também para a tradição que a Guerlain está a olhar aquando da apresentação do novo Aqua Allegoria [a partir de 53,90€], mantendo “a bergamota colhida em Itália – flor cítrica, híbrida entre a laranja e o limão – como elemento essencial”, flor que integra a perfumaria da marca desde 1863. Uma proposta que pretende cumprir um ponto essencial: “não pomos género nas nossas fragrâncias e esta cumpre isso mesmo porque o género já não é uma questão”, referiu um dos responsáveis da Guerlain em apresentação internacional deste novo perfume.

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É também por aqui que segue a Loewe, com a nova proposta Paula’s Ibiza. “Um perfume floral, aquático e ambarado, para homens e mulheres”, justifica a marca em comunicado.

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Nesta mesma nota em que promete levar em viagem todos os que, por razões de saúde pública, não podem agora partir, tendo apenas o olfato e a imaginação como bilhetes para essa viagem.

Com o mais recente Paula’s Ibiza [a partir de 53 €], a marca quer transportar para os ambientes quentes daquela soalheira ilha espanhola.