O Sushi dos Sá Morais está num novo bairro da cidade com a mesma boa qualidade-preço

Quatro anos depois do Sushi dos Sá Morais ter aberto as portas, pela primeira vez, no Marquês de Pombal, o sucesso levou-os a uma nova morada, mais especificamente a São Sebastião. A segunda casa abriu no dia 1 de junho, na Rua Latino Coelho, com uma decoração ligeiramente diferente, embora se mantenham os mesmos tons de vermelho, preto e branco que fazem parte do logo do Sá Morais.

Os quadros nas paredes também são semelhantes aos da primeira casa, com imagens divertidas de samurais, mas também de rolinhos de sushi ou da calçada portuguesa e do Cristo Rei, com a bandeira japonesa ao fundo. A diferença está nas casas de banho masculinas e femininas, que foram personalizadas com a história fictícia de Manuel Sá Morais, um português que emigrou para o Japão, onde conheceu a sua mulher.

O que também não se alterou nesta segunda morada foi um dos elementos que mais cativa quem vai ao Sushi dos Sá Morais: a boa relação qualidade-preço. “Na altura, quando abrimos o primeiro restaurante, além de gostarmos todos de sushi e desta gastronomia japonesa estar na moda, o que sentimos foi que faltava um restaurante que nem fosse demasiado caro, nem que fosse tão barato ao ponto de não conseguir cumprir a qualidade”, explica Joana Carvalho Neto, a única sócia mulher dos Sá Morais e aquela que mais tempo passa nos dois restaurantes.

Se dúvidas houvesse basta olhar para o apetecível e muito completo menu de almoço, que custa 13,50 euros e inclui uma sopa misoshiru, duas gyozas, um combinado de sushi e sashimi de 18 peças, um prato de massa ou de salmão ou frango teriyaki e um café. Só o combinado individual À Grande e à Japonesa o supera. Tal como o nome indica, este é para os amigos que gostam também de comer em quantidade, já que os 26 euros do menu dão direito a provar meio tártaro, duas gyozas, a sopa e ainda 26 peças de sushi, entre makis, sashimi, hot rolls.

Se o apetite não for muito, aproveite para explorar a carta, onde pode pedir também a la carte. Os viciantes feijões edamame salteados em azeite e alho, com gengibre e molho de soja, são a alternativa japonesa aos tremoços ou azeitonas portuguesas e podem ser partilhados por um grupo de amigas. Tal como a leve salada primavera, com abacate e salmão, e os tártaros ou ceviches. Já com a barriga mais satisfeita, cada uma pode pedir o seu prato individual ou o combinado Herói Xima, de 32 peças, que pode ser dividido por várias pessoas.

Importa, sim, deixar um espaço para o petit gateaux que é feito na casa e demora 10 minutos a ser servido. Se for guloso, acredite que vale todos os minutos de espera. Percorra a fotogaleria para ver mais imagens do novo Sushi dos Sá Morais.

7 restaurantes de sushi para levar as amigas que dizem não gostar