“Obesidade aumenta em 30% o risco de recidiva de cancro de mama”, diz especialista

cancro mama
[Fotografia: iStcok]

Após operação ao cancro da mama e os tratamentos de quimioterapia, o aumento de peso pode ser decisivo no regresso ou não de um novo episódio agudo da doença. O alerta é dado pelo diretor do Serviço de Oncologia do Hospital Santa Maria ao Delas.pt. Luís Costa revela que “após um cancro de mama, o aumento significativo de peso e obesidade aumenta em 30% o risco de recidiva”.

Mas se os tratamentos já impelem para variações na balança ou, muitas vezes, os cancros surgem em momentos de alteração hormonal das mulheres, que encaminham para semelhante possibilidade, então como resolver?

“Quando me perguntam ‘o que posso fazer por mim?’, o que digo sempre é ‘Por favor, não engorde. Faça exercício físico, vamos trabalhar numa dieta saudável e mediterrânica, vamos tentar que seja o mais feliz possível na condição atual”, explica o médico. Mesmo que – prossegue Luís Costa – “por vezes a mulher esteja hormonalmente alterada, até porque são feitos tratamentos e isso influi”.

Contudo, nem todas as mulheres têm disponibilidade financeira para tal. “Eu tenho três nutricionistas no meu serviço e uma delas só para cancro da mama”, reage o especialista.

Mas este não é o único alerta que o especialista deixa ao Delas.pt. “As mulheres têm que ganhar confiança com quem as trata. Há muita desconfiança e muita necessidade de um diálogo franco sincero com a equipa médica”, refere.

“Hoje em dia, as mulheres vivem num turbilhão completo que não sabem como vai ser depois de serem operadas, inseguras também sobre a sua imagem, as relações familiares e muita pressão. Esta é uma mensagem para as mulheres e também para as equipas médicas, temos de trabalhar mais na capacidade de comunicação para que consigamos saber que dúvidas não estão satisfeitas da parte das mulheres e que questões faltam ainda resolver para que possamos ter um diálogo mais eficaz”, afirma o mesmo especialista.