Publicidade Continue a leitura a seguir

Oito passos para combater a depressão e a ansiedade

Percorra a galeria de imagens e fique a saber como pode combater a depressão e a ansiedade, de acordo com Andreas Michalsen. [Imagens: iStock e Shutterstock]
Massagens – acredita-se que o contacto físico pode ser curativo e existem determinadas técnicas de massagens, como a que mexe com o tecido conjuntivo e a massagem rítmica derivada da antroposofia que podem ajudar a aliviar a ansiedade e a combater a depressão.
Exercício e atividade física – apesar de poder ser difícil reunir forças para fazer exercício, Andreas Michalsen defende que vale o esforço. Além de promover o aumento de serotonina (responsável pelo humor, sono, apetite) no organismo, estimula a produção de neurónios. O importante não é o tipo de atividade praticada, mas sim a regularidade.
Frequentar espaços verdes – qualquer exercício é bom, seja correr, caminhar ou mesmo praticar um desporto, mas torna-se ainda melhor se for um exercício praticado ao ar livre, que coloque a pessoa em contacto com a natureza, pois funciona como um antidepressivo, garante Andreas.
Aromaterapia com plantas – plantas como a lavanda e o alecrim ajudam a relaxar e a acalmar, assim como recorrer a erva-pinheira-de-rosa pode ser uma mais-valia em casos de esgotamentos. Estas fragrâncias podem ser utilizadas durante o banho ou enquanto essências para lâmpada, deixando no ar um cheiro que promove o bem-estar.
Praticar ioga – com capacidade para influenciar o estado de espírito, esta prática pode ser bastante terapêutica, ajudando no encontro do equilíbrio. O importante é que cada pessoa encontre uma técnica de que goste e que não sobrecarregue o corpo.
Jejum e nutrição – para Andreas o jejum pode ser bastante positivo em depressões ligeiras, mas nas mais profundas não. Aí será necessário uma boa terapia nutricional, baseando a alimentação em determinados alimentos que afastem estados depressivos e promovem a hormona da felicidade.
Recorrer à fototerapia – a presença ou ausência de luz afeta o nosso bem-estar, daí que a luz branca possa ser especialmente eficaz para a depressão sazonal, ou seja, aqueles dias e dias cinzentos de inverno. Andreas recomenda cerca de 30 minutos por dia de exposição solar, aconselhando como melhor horário o da manhã.
Terapia de calor e hipertermia – uma única sessão de superaquecimento sistémico pode melhorar o nosso estado de espírito durante duas semanas. Quem não possa recorrer a este método, Andreas sugere algumas idas à sauna, embora o frio também possa atuar contra a depressão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

As depressões, as perturbações por ansiedade e as demências têm registado, desde 2010, os números mais altos nos Cuidados de Saúde Primários. Uma realidade registada pela Direção-Geral de Saúde, no relatório ‘Saúde Mental em Números 2015’, e que vai ao encontro do “European Social Survey”, em que os investigadores concluíram que só em Portugal, mais de 30% das mulheres apresenta sintomas de depressão.

Curar com o poder da natureza, de Andreas Michalsen, €16,90

O tratamento mais comum recai na medicação, com a toma de antidepressivos ou inibidores. “Em casos de depressão grave esses medicamentos podem ser uma bênção. No entanto, quando se trata de depressões menores, muito mais frequentes, prefiro dar prioridade aos remédios naturais“, refere Andreas Michalsen, professor de naturopatia e autor do livro Curar com o poder da Natureza.

De acordo com o especialista, são mais as desvantagens do que as vantagens. Os riscos e os efeitos secundários de determinados antidepressivos não compensam em casos de doentes com depressões ou ansiedade menores. Muitos desses medicamentos conduzem facilmente ao aumento de peso, à dependência de medicação e ainda podem estar relacionados com o aumento da taxa de suicídio.

Por isso mesmo, Michalsen acredita estar na altura de incorporar mais técnicas naturais no tratamento da depressão e da ansiedade. Para tal, apresenta no seu livro algumas táticas às quais qualquer pessoa pode recorrer ou mesmo colocar em prática.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a saber como pode combater a depressão e a ansiedade, de acordo com Andreas Michalsen.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Diferença entre mulheres e homens com sintomas de depressão em Portugal é a maior da Europa

10 mulheres célebres que batalharam contra a depressão