Publicidade Continue a leitura a seguir

Os presentes que não deve oferecer a cada membro da família

Mulher, companheira ou namorada, não importa, há prendas que o parceiro nunca deve dar, como a da foto seguinte. (Imegam: Oleh Markov/ Shutterstock)
Eletrodomésticos: Por muito práticos e facilitadores que sejam lembram as tarefas chatas do quotidiano e no Natal queremos é festa e que seja diferente do resto do ano. Além disso, num país onde as mulheres gastam o dobro do tempo que os homens com o trabalho em casa e a cuidar dos familiares, ser o companheiro a oferecer um presente do género pode mandar o sinal errado. (Imagem: Shutterstock)
Sim, às vezes é difícil não cair na repetição quando se trata de oferecer um presente ao namorado ou marido. Talvez seja mais fácil perceber o que evitar... (Imagem: Oleh Markov/Shutterstock)
Brinquedos sexuais: Até pode ser um presente original, mas não tem necessariamente de marcar pontos. Pelo contrário: ofertas ousadas como esta podem ser vistas com um sinal de alerta, como um sinal de que algo estará a faltar na relação. Por outro lado, pode ser um tiro ao lado nas fantasias do companheiro. O melhor mesmo é escolherem juntos esses acessórios e evitar surpresas, e logo na noite de Natal, com o resto da família a assistir. Ou então esperar por 14 de fevereiro. (Imagem: Shutterstock)
As crianças são exigentes, mas, convenhamos, ao pé dos adolescentes contentam-se mais facilmente. Veja o que não oferecer aos filhos quando eles chegam à fase de rebeldia. (Imagem: Oleh Markov/Shutterstok)
Cuecas e boxers. Provavelmente um dos clássicos mais odiados das prendas de Natal, a par das meias e dos chocolates. A roupa interior é o presente que não vai querer oferecer se quiser evitar ter uma Consoada carregada de ira e amuos adolescentes. Aliás, o melhor mesmo é não oferecer roupa sem os seus filhos terem visto primeiro. Assim não há surpresas, é verdade,mas não há boas nem más. (Imagem: Shutterstock)
Entre irmãos, sobretudo de sexos diferentes, também há sinais proibidos, pelo menos até chegar aquele momento em que já não há pudor de se pedir diretamente o que se quer. Para as manas, estes são os presentes que os manos não lhes devem oferecer (Imagem: Oleh Markov/Shutterstock)
Vouchers. Não há nada de errado em oferecer um voucher para um passeio, fazer uma viagem ou simplesmente usufruir de um spa ou tratamento de beleza. Não há, se for só para um. Convém não cair no erro de oferecer à irmã um voucher para dois, sobretudo se se desconhecem os detalhes da sua vida pessoal.(Imagem: Shutterstock)
Os irmãos (rapazes) também têm as suas exigências no que toca a prendas e a quem lhes deve oferecer o quê. Estes são os presentes que as irmãs devem evitar dar aos irmãos (Imagem: Oleh Markov/Shutterstock)
Roupa interior e sapatos. E se quiser mesmo jogar pelo seguro, roupa de qualquer espécie... Quando se trata de vestuário, o gosto dos homens até pode parecer simples quando comparado com o das mulheres. Mas, provavelmente, o que se julga ser simplicidade é, na realidade, seletividade, que pode atingir níveis extremos. O melhor é não arriscar, porque, para os irmãos, estas não são escolhas delegáveis. (Imagem: Shutterstock)
As tias são umas queridas e só querem a nossa felicidade, mas às vezes são demasiado práticas e ficam num meio caminho estranho entre os pais e os avós, no que toca a ofertas de Natal... (Imagem: Oleh Markov/Shutterstock)
Panos de cozinha. Os sobrinhos são uns ingratos que não sabem apreciar um verdadeiro investimento no seu próprio futuro doméstico. Mas Natal e panos de cozinha... Só os que vêm com as iguarias da quadra, certo tias? (Imagem: Shutterstock)
Sogras e noras: a relação nem sempre é fácil por isso este é um território onde se deve avançar com cuidado redobrado...(Imagem: Oleh Markov/Shutterstock)
Creme anti-rugas. E quem diz creme anti-rugas, também diz roupas um tamanho abaixo. Não importa as boas intenções. Se não quer abrir uma guerra com a sua nora, não lhe lembre, em pleno Natal, que o tempo também corre contra ela, como correu contra si. E o contrário também se aplica, claro. Diplomacia e tacto são as palavras na hora de escolher o que oferecer, tanto a sogra à nora, como a nora à sogra. (Imagem. Shutterstock)
Avós e netos é a melhor das relações. São compinchas em quase tudo, mas,ocasionalmente, as diferenças geracionais aparecem e o Natal é uma das situações em que ela vem ao de cima.(Imagem: Oleh Markov/Shutterstock)
Jogos de cama. Os cojuntos de lençóis e fronhas estão para os avós como os panos de cozinha estão para as tias. Terão o seu uso mais tarde ou mais cedo, mas há um grande risco de desagradarem quem os recebe. Seja pelo padrão, seja pelo tipo de tecido, esta é daquelas coisas que deve ter o aval prévio do ofertado. Os avós também podem optar por um presente alternativo, mais pequeno e de igual ou menor valor, dependendo das posses. (Imagem: Shutterstock)
Chá e bolinhos, cheirinho a café, mantas de inverno e horas para gastar. Tudo isso nos lembra a casa dos avós. Só que os tempos mudam e eles também acompanham as evoluções, sobretudo as tecnológicas. E ainda bem, desde que seja com contenção e medida (Imagem: Oleh Markov/Shutterstock)
Já dissemos aqui que avós e netos partilham muita coisa e entre elas estão os gadgets tecnológicos. Portanto, deixar que estas duas gerações juntem esse gosto comum pode ser um desastre completo. Os netos devem lembrar-se que estão a abrir uma caixa de Pandora ao escolherem tecnologia para darem de presente aos avós. É que estes têm muito mais tempo disponível que eles, e, por isso, a probabilidade de se viciarem é muito maior. Se os netos oferecerem antes o seu tempo e tirarem os avós de casa para um passeio, mesmo que seja a apanhar Pokémons, certamente que estes vão preferir. (Imagem: Shutterstock)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Natal está a chegar e com ele as dores de cabeça de ter de decidir o que oferecer. Muitas vezes o mais difícil é acertar naquilo que a pessoa a quem vamos dar presentes quer realmente receber. E ainda que eles devam ser sobretudo simbólicos, porque é o espírito natalício que conta, ninguém gosta de ser a causa da desilusão estampada no rosto do outro.

Na nossa fotogaleria mostramos alguns presentes que deve evitar oferecer, e que variam consoante o grau de parentesco. Veja quais são!

30 livros que nos conquistaram em 2018

19 sugestões de livros infantis e juvenis para oferecer este Natal

Natal: os vouchers que gostávamos de ter no sapatinho