Os ténis que pode e deve pôr em cima da mesa

São um dos modelos mais icónicos da Adidas, e a marca aproveita o embalo do arranque das semanas de moda, que marcam o calendário de setembro, para lançar um livro muito especial – que recorda como antes dos ténis já havia o homem.

“Stan Smith: Some People Think I’m a Shoe” é o título desta luxuosa edição que acaba de ser lançada, em formato coffee table book, que revê a história e o impacto na cultura global de um modelo que saltou dos anos 70 e do ambiente dos courts de ténis, para as ruas de todo o mundo, servindo de inspiração para um série de looks de streetstyle e contagiando os pés de todas as gerações, que deram fôlego ao recente revivalismo.

A capa desta edição, já disponível no site da Amazon e em lojas Adidas selecionadas

São hoje mais de 50 as versões e reinterpretações do clássico modelo, que começa por homenagear o antigo número um do ténis, Stan Smith, incluindo uma parceria com Stella McCartney que se prepara para chegar às lojas num modelo totalmente livre de pele, em linha com o espírito cruelty free que a designer tem tentado imprimir.

Esta edição em capa dura, com selo da própria marca, não só compila essa revisões modernas como dá voz às colaborações de Colette, Yohji Yamamoto, Raf Simons, e o músico Pharrell Williams, nomes associados à moda e ao design e rostos que elevaram este calçado a outros patamares.

O livro, que está à venda na Amazon, por €42, recorda ainda a presença dos emblemáticos ténis brancos, que surgem bem gastos na imagem de capa, em momentos tão distintos da cultura pop como os filmes de Bollywood ou letras de rap, inclui também fotografias do prestigiado Jurgen Teller e, porque a história se começou a fazer lá atrás, comentários do antigo jornalista de Desporto, Richard Evans.

Quanto a autógrafos, o próprio Stan Smith vai encarregar-se de distribui-los durante as próximas semanas, em eventos agendados para as cidades de Nova Iorque, Paris e Tóquio.

Os ténis que vai querer usar na próxima estação

10 tendências da próxima estação que queremos utilizar já