‘Porque é que nunca tens dinheiro?’ Como responder às questões dos filhos

As perguntas que as crianças fazem e que não podem ficar sem resposta. Esta é a proposta de Bárbara Ramos Dias no seu livro Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos. Porque quando uma criança ou adolescente faz uma pergunta, significa que tem dúvidas, e as melhores pessoas para responder são os pais, professores e educadores, não são os amigos nem a Internet.

A pensar neste dilema de quem tem filhos e se vê muitas vezes sem resposta para as suas questões, a especialista em adolescência e parentalidade Bárbara Ramos Dias escreveu um livro onde, em quase 300 páginas, dá hipóteses de resposta às perguntas mais difíceis que os filhos podem colocar aos pais: divórcio, drogas, escola, sexualidade ou problemas de dinheiro são alguns deles.

[DR]
«Mãe, a tia tem mesmo uma ervilha na barriga? Como é que essa ervilha vai ser o meu primo?»; «Porque é que não tens dinheiro? Nunca tens!» ou «Porque é que estão sempre a discutir por minha causa» são alguns dos exemplos apresentados e desenvolvidos no livro, mas há muitas outras questões que atormentam os filhos e acabam por atormentar também os pais.

Nem sempre é fácil promover o diálogo sem discussão e fazer com que os mais jovens nos contem tudo o que se passa na sua vida ou, ainda, não corar ou ficar atrapalhada depois de uma questão que nos deixou sem reação.

Dizer apenas «porque sim», «respondo-te depois» ou «isso não é para a tua idade» não são as melhores respostas.

A especialista ensina também como manter a calma, mesmo nos dias de maior stress, e a responder devidamente até às perguntas mais impertinentes.

Entre os questões abordadas no livro, escolhemos das mais delicadas para uma mãe ou um pai explicarem a um filho: as relacionadas com dinheiro. Reunimos algumas dicas que talvez lhe possam ser úteis.

Percorra a galeria de imagens e veja como responder às questões mais difíceis colocadas pelos filhos no que respeita à nossa situação monetária. No livro irá encontrar vários outros exemplos.

Sexualidade: 13 boas razões para falar com os filhos sobre o assunto

Como explicar o sexo às crianças? Dicas para pais com filhos de todas as idades