Protestos e tributos em palco, excessos na passadeira vermelha nos MTV Video Awards

A cerimónia dos prémios de vídeo da MTV ficou marcada pelos looks excessivos na red carpet, por verdadeiras declarações de imagem com mais ou menos estilo. Enquanto, do lado de fora da gala, a demarcação individual ganhava todo o espaço, lá dentro eram as mensagens de cariz político e cultural que marcavam a gala que premeia os melhores vídeos de música do ano.

À medida que os prémios eram entregues, eram também distribuídas mensagens duras a quem dirige os Estados Unidos da América e às suas políticas. Entre os momentos altos, destaque para o protesto contra a separação de famílias na fronteira dos EUA/México e pelo tributo da icónica Madonna a Aretha Franklin, antes da atribuição de vídeo do ano a Camila Cabello. O debate sobre imigração ganhou destaque nos MTV Video Music Awards, quando um ‘muro humano’ lançou uma crítica à política do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na segunda-feira, 20 de agosto, em Nova Iorque, mais de 25 crianças, com os pais, subiram ao palco, vestidas com camisolas brancas em que se podia ler: “Somos Todos Seres Humanos”.

Melania Trump visitou filhos de ilegais e usou casaco polémico

Mais tarde, o palco pertenceu à ‘rainha do pop’ Madonna, que antes de anunciar o prémio de vídeo do ano e num look completamente inspirado na sua recente visita a Marrocos, prestou homenagem à ‘rainha da soul’ Aretha Franklin, que morreu na quinta-feira passada, aos 76 anos. “Sei que ela influenciou também muitos de vós que estão hoje nesta sala. Quero agradecer-te, Aretha, por nos termos empoderado a todos. Respeito. Vida longa à rainha”, elogiou.

Aliás, foi a interpretar um tema dela que Madonna viu a sua vida mudar. “Deixei Detroit quando tinha 18 anos. Tinha 35 dólares no meu bolso“, começou por revelar a cantora, em palco. E, numa audição para backvocal de uma banda, a artista conquistou, não aquele lugar, mas outro mais acima com Lady Soul, da Aretha Franklin “Estou a contar esta história porque há uma conexão. Nada disto teria acontecido se não fosse a nossa mulher do soul. Ela guiou-me para aquilo que sou hoje.”

Ao todo, Aretha Franklin arrecadou 18 Grammys e mais de 75 milhões de discos vendidos ao longo de uma carreira em que se tornou na primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame, em 1987. “Quero agradecer a Aretha por nos dares força“, afirmou a ‘rainha do pop’, antes de entregar o prémio à grande vencedora da noite Camila Cabello.

As melhores do ano são…

A cantora e compositora norte-americana de origem cubana arrecadou os galardões de Melhor Vídeo com a música “Havana”, e de Artista do Ano.

“Não posso acreditar que [o prémio] é para mim”, disse Cabello, já no palco. A rapper Cardi B venceu o prémio de Artista Revelação, enquanto o tema “Rockstar” de Post Malone e 21 Savage venceu o prémio de Música do Ano.

A 35.ª edição dos MTV Music Video Awards distinguiu com o prémio Michael Jackson de Vanguarda de Vídeo a artista Jennifer Lopez.

CB e JC com Lusa

Imagem de destaque: Montagem

Celebridades prestam tributo a Aretha Franklin