Seis razões pelas quais deve secar o cabelo antes de sair de casa

cabelo
[Fotografia: iStock]

Todos os minutos de manhã são de ouro. O que mais quer é arranjar-se rápido para poder chegar ao seu local de trabalho a tempo. Mas fazer o que precisa de manhã para se despachar, também pode incluir não secar o cabelo, o que pode ser um problema.

Para além de poder afetar a sua saúde, provocando gripes e constipações, também danifica o seu cabelo. Estas são as seis razões pelas quais não deve sair de casa com o cabelo molhado.

1- O cabelo fica mais frágil

Quando molhadas, as proteínas que compõem o cabelo ficam mais fracas o que faz com que os fios percam parte de sua elasticidade e, portanto, se quebrem mais facilmente. Para evitar que isso aconteça, é importante tirar alguns minutos para o secar e proteger antes de sair de casa, especialmente nos dias mais frios.

2- A humidade é aliada dos fungos

Se sair de casa com o cabelo molhado e o prende com um elástico, isso faz com que os fungos que a humidade atrai aumentem ainda mais, pois não têm espaço suficiente para se libertarem. Ao fazer isto, vai acumular um conjunto de humidade que não permite a transpiração no couro cabeludo. Para além disto, a humidade conjugada com os fungos, vai fazer com que o seu cabelo fique mais fraco.

3- Pode apanhar uma gripe

Ao sair de casa com o cabelo molhado, principalmente no inverno, o sistema imunitário fica mais fraco, o que torna mais provável que, ao deparar-se com um vírus, pode acabar por contraí-lo.

4- Pode ficar a cheirar mal

Em geral, a humidade costuma trazer maus odores. E mesmo que lave o cabelo antes de ir dormir e não o seque, para além de ser desconfortável dormir em cima de uma almofada molhada, o seu cabelo pode ficar a cheirar mal. Opte por secar o excesso de água ou por o secar completamente antes de se deitar.

5- Pode perder o brilho natural

A consequência mais óbvia de ter um cabelo fraco é a perda do brilho natural que este tem. Quando isto acontece – e se quer recuperar a luminosidade que antes tinha – é provável que tenha de recorrer a tratamentos capilares.

6- Pode ficar com jeitos que não vai gostar

Ao deixar secar o cabelo ao natural, no inverno, devido à humidade, o cabelo vai adquirir formas que depois não vai gostar de ver. Para além de atingir um volume maior que o normal, podem formar-se remoinhos, caracóis ou outras formas indesejáveis.