Síndrome pós-férias: o que é e como pode resolver

iStock-1214479358 (1)
[Fotografia: iStock]

O verão ainda agora começou – uns já foram de férias e outros ainda vão – mas uma coisa é certa: os meses de verão vão ser totalmente diferentes daquilo a que estávamos habituados.

Já deu por si a reclamar como se não houvesse amanhã por estar farta de estar em casa com tanto calor? Para não falar de quase se sentir mal por ter tirado férias só porque dói demais ter que voltar ao trabalho. Já sentiu isto? É síndrome pós-férias.

Síndrome pós-férias: o que é?

Este síndrome tão vulgar é uma espécie de stress acumulado após uma pessoa vir de férias e ter que, novamente, voltar à rotina de trabalho. E pode ser intensificado consoante o tempo de férias da pessoa em questão.

Para quem sofre deste síndrome, retomar os hábitos de sempre pode ser uma tarefa altamente desagradável tanto psicológica como fisicamente.

Quais são os sintomas?

Alguns sintomas da síndrome pós-férias são a ansiedade e stress, apatia e/ou depressão, variações de humor, baixo rendimento, falta de energia, problemas em dormir, facilidade em irritar-se, dores musculares e dores de cabeça.

Apresenta alguns destes sintomas? Então é bem provável que este seja o seu mal.

Mas há formas de contornar a situação: fique a conhecer algumas dicas para voltar de férias e estar preparada para enfrentar o dia-a-dia.

Planear a sua vida. Tente organizar as suas férias de forma a conseguir relaxar em casa por uns dias, antes de voltar à rotina. Aproveite esses dias para, por exemplo, acordar mais cedo.

Planear a distribuição das férias. O mais recomendável é que divida as suas férias ao longo do ano. Primeiro, porque o síndrome pós-férias é intensificado consoante o tempo de férias, segundo, porque tem várias alturas do ano para ir fazendo uma pausa no trabalho.

Arranjar distrações. Esta é a altura ideal para arranjar um novo hobby que a ajude a aliviar o stress. Dançar ou fazer exercício físico podem ser boas soluções.

Dormir bem. Durante as férias é normal que não durma tanto ou que acorde mais tarde. Para evitar o stress, é muito importante que durma bem, descanse e restaure a sua rotina de sono.

Comer de forma saudável. A alimentação saudável é um ponto extra para tudo e, neste caso, não poderia ser exceção. Ainda que seja fundamental alimentar-se bem durante todo o ano, a verdade é uma comida saudável vai ajudar o seu organismo a voltar à rotina.

Arrume a casa. Pode parecer estranho, mas isto vai ajudá-la a limpar a mente e a reconetar-se com as suas atividades diárias.

E o mais importante? Seja positiva. De nada lhe vai adiantar estar negativa e depressiva. Já sabe que é uma realidade: tem que voltar ao trabalho. Por isso procure ver o copo sempre meio cheio e nunca meio vazio.