Tatiana Valovaia, a primeira mulher nomeada para liderar a ONU em Genebra

Tatiana ONU
Fotografia: DR

A russa Tatiana Valovaia, de 61 anos, é a primeira mulher nomeada para estar a chefiar a ONU em Genebra. Ex-jornalista e diplomata, a primeira representante feminina neste cargo, cuja nomeação foi anunciada a 31 de maio, pelo Secretariado-Geral das Nações Unidas, sucede ao dinamarquês Michael Moller, que liderava a sede europeia da ONU desde 2013.

Doutorada em Economia, Tatiana Valovaia era, até à data, a representante russa para integração e macroeconomia da Comissão Económica da Eurásia. Antes disso, chefiou, até 2012, o Departamento de Cooperação Internacional da Rússia.

Tatiana Valovaia começou a sua carreira como jornalista na década de 1980. Acabou por juntar-se ao corpo diplomático como terceira e, posteriormente, segunda secretária da missão permanente da Rússia da União Europeia entre 1989 e 1994.

A nomeação da diplomata acontece numa altura em que a Rússia aumenta a sua influência nas Nações Unidas em Genebra, enquanto os Estados Unidos estão cada vez menos ativos devido à pressão do Presidente norte-americano, Donald Trump. Washington ainda não nomeou ninguém para substituir Nikki Haley, que em outubro de 2018, anunciou que renunciaria ao seu cargo de sua posição de embaixadora na ONU.

Tatiana Valovaia é também mais um nome a juntar-se à lista de nomeações femininas, para altos cargos da organização, no âmbito da política de paridade definida pelo Secretário-geral da ONU, António Guterres, para o seu mandato.

 

AT com Lusa

Militar brasileira premiada pela ONU pede mais mulheres nas operações de paz

Guterres consegue paridade inédita e faz história na ONU